sexta-feira, 14 de junho de 2013

Suplemento

Uma tópico interessante que eu no início me perguntava. Se a alimentação vegetariana é saudável, porque muitas pessoas precisam tomar suplementos como o B12, por exemplo. No site do Vista-se achei uma explicação.

Foto: vivabem.band.uol.com.br
"A vitamina B12 é produzida por bactérias. Com um estilo de vida moderno, o nosso consumo dessas bactérias foi drasticamente reduzido, o que é ótimo, pois com isso, deixamos de consumir também as bactérias que podem causar doenças. Já os animais não-humanos continuam a consumir água e alimentos não-esterilizados, ciscam o chão, lambem o corpo, etc., o que lhes garante a ingestão das bactérias produtoras da vitamina. Logo, não é a dieta vegetariana que não é natural à espécie humana, mas sim a espécie humana que vive em um ambiente que não lhe é natural.


O fato de a suplementação da vitamina B12 ser necessária em uma dieta vegetariana não significa que a dieta vegetariana não seja natural à nossa espécie. Significa apenas que a nossa espécie está demasiadamente distante do ambiente natural no qual evoluímos, onde a vitamina B12 era suprida pelo consumo frequente de bactérias presentes na água e nos alimentos. Por esse motivo, para contrapormos um problema causado pela modernidade, uma solução igualmente moderna é necessária e essa solução é a suplementação da vitamina."

Dr. George Guimarães
Nutricionista especializado em dietas vegetarianas (CRN-3 7708)

Fontes:
Viva Bem (foto)