terça-feira, 4 de junho de 2013

Mas e as Proteínas?


A pergunta que sempre surge num debate sobre o vegetarianismo: E as proteínas?
Para tirar as dúvidas, segue uma entrevista com a Gerusa Carvalho, nutricionista, que achei bastante explicativa.

Foto: dicassobresaude.com
Quais as principais características da proteína vegetal? E da proteína animal?
Gerusa: Para entender as principais características entre as proteínas animal e vegetal, precisamos saber um pouco mais sobre os aminoácidos (são os blocos de formação de proteínas). Estes aminoácidos podem ser essenciais e não essenciais. Os aminoácidos não essenciais podem ser produzidos pelo corpo humano, enquanto os aminoácidos essenciais não são fabricados em nosso organismo, portanto precisamos ingerir alimentos fontes de proteínas para que possamos obter esses aminoácidos essenciais.
As proteínas de origem animal fornecem aminoácidos de alto valor biológico, ou seja, é uma proteína completa, porque ela contém todos os aminoácidos essenciais em quantidades e proporções ideais para atender às necessidades orgânicas.

Qual importância para o nosso organismo?
Gerusa: As proteínas, depois da água, são os constituintes de maior quantidade no organismo. Elas são importantes nos processos de coagulação sangüínea, na formação de anticorpos, na catalisação de reações químicas, transportam substâncias no nosso organismo, constroem novos tecidos, são matérias prima para alguns hormônios, entre outras funções.

Uma é melhor do que a outra?
Gerusa: Não necessariamente. Equilíbrio é a chave. O ideal é consumir as duas em quantidades adequadas para atender as necessidades diárias. As proteínas de origem animal como as carnes, ovos, leite e derivados irão fornecer aminoácidos de alto valor biológico, ou seja, os completos, aqueles que o nosso corpo não consegue fabricar. Além disso, são ricas em ferro, cálcio, zinco e vitamina B12. Mas possuem a desvantagem de serem pobres em fibras e ricas em gorduras nocivas, sendo seu excesso na maioria das vezes associado à doenças. Já as proteínas de origem vegetal, como a soja, o feijão e a lentilha, possuem uma quantidade menor de aminoácidos essenciais, mas em contrapartida são ricas em carboidratos, vitaminas, fibras e não possuem gorduras nocivas.

Para quem se recusa a consumir proteína animal, é prejudicial para a saúde?
Gerusa: Prejudicial não, de forma alguma. Existem até algumas pesquisas que vêm mostrando que os vegetarianos têm menor risco de serem acometidos pelo câncer, doenças cardiovasculares, aumento da pressão arterial e transtornos intestinais. Mas certamente, essas pessoas que se recusam a comer os alimentos de origem animal, precisam de um "olhar mais minucioso" quando o assunto é a escolha dos alimentos. Nesse sentido, o ideal é procurar um profissional. O nutricionista irá traçar um planejamento alimentar personalizado. 
Na verdade, a exclusão dos alimentos de origem animal da alimentação implica na substituição por outros alimentos e o nutricionista saberá fazer isso de forma muito satisfatória. Na maioria dos casos, é necessário ter cuidado especial com a vitamina B12, vitamina D, cálcio, ferro e zinco.

Quais os mitos e as verdades sobre essas proteínas?
Gerusa: Quando o assunto é proteína, vários são os tabus que alimentam as dúvidas de vegetarianos e de pessoas que querem aderir à dieta vegetariana. Mas não se deixem enganar, muitos deles são mitos.

Todo vegetariano é anêmico. MITO!
A deficiência de ferro no organismo não é exclusividade dos vegetarianos e aparece também em pessoas que têm dieta pobre em ferro, o tipo da doença mais comum, mas também com baixos índices de zinco e vitaminas B12 (cujas proteínas de origem animal, incluindo o leite e derivados são as principais fontes) e proteínas.

Vegetarianos podem praticar esportes regularmente. VERDADE!
Claro! Uma alimentação que fornece todos os nutrientes essenciais, como é a vegetariana, não traz nenhuma limitação à prática de atividades físicas, muito pelo contrário. Alguns atletas famosos e medalhistas olímpicos, como Carl Lewis e o pugilista brasileiro Éder Jofre, são vegetarianos.

A dieta restrita a proteínas vegetais pode trazer riscos à saúde. MITO!
Quando bem planejada, a dieta vegetariana é viável em qualquer fase da vida. Já dietas onívoras estão mais sujeitas às doenças  do excesso alimentar. As dietas veganas apenas exigem um cuidado maior com relação ao cálcio e vitamina B12. A partir do terceiro ano de veganismo, é necessária uma suplementação dessa vitamina, pois não existe a ingestão da mesma.

Crianças precisam de carne para se desenvolver normalmente? MITO!
Não há nenhum componente presente na carne que não seja encontrado nos outros alimentos utilizados pelos vegetarianos, portanto, não. Os estudos que encontraram crescimento inadequado foram realizados com crianças submetidas a dietas extremamente restritas, como as macro bióticas. A dieta vegetariana (inclusive sem ovos, queijo e leite), bem planejada, promove crescimento e desenvolvimento normais.

O vegetariano tem menos chances de sofrer doenças cardiovasculares? VERDADE!
Sim! Não há mais dúvidas com relação a isso. Os resultados dos estudos são unânimes nessa constatação. Devido a isso, a American Heart Association recomenda a dieta vegetariana.

Quais os alimentos ricos em proteína animal e vegetal?
Gerusa: As principais fontes de proteína animal são: carnes, vísceras, peixes, ovos, leite e derivados. Já a proteína vegetal é encontrada nos feijões, lentilhas, soja, amendoim, grão de bico, ervilhas, amendoim, castanhas e tofu (queijo de soja).


Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário