segunda-feira, 3 de junho de 2013

Enfim, a Verdade

Começo com esse famoso pensamento de Chico Xavier: "Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim". 

Passaram-se 28 anos até que eu descobrisse toda a verdade por trás das indústrias da carne e laticínios. Aconteceu por acaso, quando depois de muitos anos reencontrei uma prima minha em Roma - onde vivi por um tempo - . Ela é vegetariana já por muitos anos e também boicota produtos testados em animais, feito de pele dentre outros.

Foto: www.PETA.org
Até então nunca tinha passado pela minha cabeça pesquisar sobre o assunto ou simplesmente me informar. Fiz algumas perguntas para ela e um amigo vegano, almoçamos juntos, fizemos ceia de Natal (lasagna vegetariana) dentre outros pratos com ingredientes que nunca havia experimentado porque alguns eu nem sabia que existiam. Depois disso decidi pesquisar um pouco. Eu sempre amei os animais, ou pelo menos eu achava que amava, mas descobri que na verdade eu só amava mesmo as minhas cachorras (que descansem em paz).

Li vários textos sobre vegetarianismo, estatísticas, opiniões médicas e passei a "curtir" vários sites no facebook para obter ainda mais informações. Minha decisão final veio logo após eu assistir um vídeo narrado pelo Sir Paul McCartney - "Glass Walls", onde ele diz que "Se os abatedouros tivessem paredes de vidro, todos seríamos vegetarianos". As imagens me chocaram, chorei e fiquei com vergonha de mim, do meu comportamento, pensando que eu levei 28 anos da minha vida para descobrir a forma como esses alimentos vinham parar na minha casa. Ninguém me contou nada, nem meus pais, nem meus amigos e muito menos a mídia, claro. 

No dia seguinte, em 14 de janeiro de 2012, decidi que nunca mais comeria carne alguma. Muitas pessoas criticam, outras apoiam e algumas não entendem. São diversas reações que obtive durante esse pouco tempo que aderi a esse estilo de vida.

Porém as coisas estão melhorando! Muitos restaurantes já possuem alguma opção vegetariana, muitos países proíbem o teste de produtos em animais e muitas pessoas estão aderindo à essa filosofia de vida em prol dos animais, do meio ambiente e da nossa saúde. Ser vegetariana foi a melhor escolha já fiz na minha vida e gostaria de compartilhar algumas experiências e informações.

PS: Marcos e Carol, obrigada por mudarem a minha vida!


4 comentários:

  1. Bonita. Os animais te sorriem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Marcos!! :)
      Primeiro comentário oficial!!

      Excluir
  2. Gostei da sua experiência ! É comum no começo nos sentirmos mal pelo consumo, mas temos que entender que toda a sociedade prega esta cultura carnívora como algo "normal" então a gente foi enganado, não eram escolhas nossas do coração ;)

    Um dia papeamos e te conto meu "despertar" hehe..

    Parabéns pelo blog e muito sucesso, que consiga despertar mais e mais pessoas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Du!
      É verdade, está tão enraizado na nossa cultura o consumo de carne que não nos damos conta do que acontece ao nosso redor. Tanto que existem mts pessoas contra o vegetarianismo pq não aceitam.
      Me sinto mto melhor depois que mudei, mas confesso que gostaria de ter iniciado mto antes. Agora é continuar lutando pela causa! :)
      Obrigada pela mensagem!!
      Bjuss

      Excluir