sábado, 8 de junho de 2013

Oceanos

08 de junho - Dia Mundial dos Oceanos

Mais de 70% da superfície terrestre é formada pelos oceanos, somando 97% da água do planeta. São responsáveis por diversas espécies e reservas minerais.
O dia mundial dos oceanos vem sendo comemorado desde 2009 quando reconhecido de suma importância para o nosso Planeta.

Foto: tovegetariando.blogspot.com.br
Segundo o pesquisador José Luiz Azevedo, coordenador do curso de Oceanologia da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), “Está muito claro que os oceanos têm uma grande importância ecológica, econômica, política e sociocultural. Os oceanos são um ponto crítico até para a sobrevivência da espécie humana e de todos os seres vivos no nosso planeta. Os oceanos são fundamentais. Eles regulam o clima, nos proporcionam alimentação. E grande parte da população mundial vive na zona costeira. As grandes cidades do mundo estão todas na costa, em contato direto com o oceano”.

Fatores como a pesca excessiva, poluição (como plásticos, por exemplo) e mudanças climáticas são os maiores agravantes para a extinção da vida marinha que parece estar cada vez mais próxima. Vamos ajudar a proteger nossos oceanos e seu ecossistema.

"Nós não podemos viver neste planeta com os oceanos mortos. Se nossos oceanos morrerem, nós morremos" Paul Watson, Fundador da Sea Shepherd.


Fontes:
Agência Brasil (artigo de 08/06/13)

Nenhum comentário:

Postar um comentário