domingo, 9 de junho de 2013

Receita: Alfajor


Domingo é dia de receita! Uma vez por semana postarei uma receita diferente, sempre vegetariana e pra começar, como sou chocólatra assumida, escolhi a do alfajor feita com chocolate amargo do blog La Chica Vegana.

Foto: La Chica Vegana
Ingredientes:

Para o bolo:
2 xícaras de açúcar mascavo
1/4 de xícara de óleo
3 xícaras de farinha de trigo integral
1/2 xícara de cacau em pó
1 colher (chá) de sal
1 xícara de água natural
2 colheres (chá) de fermento em pó

Para a montagem:
1 pacote de biscoito maria vegano (leia o rótulo)

Para a cobertura:
500 g de chocolate fracionado meio amargo, sem leite.


Modo de Preparo (bolo): 

Misture primeiro o açúcar e óleo, só para o açúcar ficar mais uniforme. Depois, na mesma sequência que estão listados os ingredientes, misture-os como preferir (eu misturei com uma colher de pau). Leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 50 minutos. Não se preocupe muito com sua aparência, pois vamos destruí-lo para que sirva de recheio.

Recheio:
Depois que o bolo estiver frio, esfarele com a mão mesmo: amassa tudo e esmigalha. Você pode juntar um pouco de ganache ou derreter chocolate para juntar a essa massa. Reserve.

            Montagem:
Foto: La Chica Vegana
Pegue porções do recheio e coloque entre dois biscoitos, como na foto ao lado. Cuidado para não apertar muito para não quebrar os biscoitos (as marcas Marilan ou Aymoré, por exemplo, não contém ingredientes de origem animal).

Cobertura:
Derreta o chocolate em banho-maria e mergulhe um alfajor de cada vez com a ajuda de dois garfos (um para segurar e outro para limpar) e tire o excesso de chocolate. Vá colocando e cima de um papel alumínio e deixe secar por alguns minutos. 
Depois leve à geladeira por no máximo 15 minutos para dar uma endurecida e está pronto!

*Dicas: Procure não deixar cair água no momento do preparo ou terá que ser refeito. O chocolate usado nessa receita foi o Harold. Caso não o encontre, os produtos da Olvebra também não têm lactose.