terça-feira, 10 de setembro de 2013

Você Sabia?

Você sabia que a salsicha é feita de restos de boi, frango e porco? Podem ser tendões, cérebro, bochecha, rins, coágulos de sangue, focinho, pele... 

Foto: noticias.r7.com
Na preparação, as partes são trituradas e misturadas formando uma massa. Depois são adicionados sal, amido de milho, temperos e conservantes. No final, é banhada em um líquido com essência de madeira, corante e ácido fosfórico - dentre outras substâncias - e depois embalada.

Um dos ingredientes presente em algumas marcas é um tal de ácido carmínico (ou corante carmin de cochonilha), que nada mais é que uma substância vermelha, obtida através da trituração de uma espécie de insetos (chamada Dactylopius coccus) e usada para realçar a cor. 

Abaixo um vídeo mostrando a produção desse "alimento". Lembrando que cada fábrica utiliza os restos que estão disponíveis no momento e por isso não estou dizendo que todas as salsichas do mundo são feitas exatamente iguais e o vídeo é somente um exemplo.

Alternativa: Salsichas vegetais encontradas nos mercados. Não tenha preconceito e experimente que são muito boas e bem mais saudáveis.




Nenhum comentário:

Postar um comentário