sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Meu Cão, Meu Filho

Quem tem ou teve cachorro sabe muito bem como eles são amáveis e apegados aos donos. Sabem a hora que você está pra chegar do trabalho, ficam na porta te esperando e depois te recebem com tanta alegria que parece que ficaram 1 ano longe um do outro. Este é o cachorro, amigo e fiel. São nossos filhos de quatro patas.

Foto: flickr.com/mfhiatt
Em Viena, na Áustria, fizeram uma pesquisa que mostrou que os cães veem seus donos como se fossem seus pais. Os que ficaram separados de seus donos não demostravam interesse em brincar ou comer, enquanto os outros agiam normalmente quando junto aos seus "pais". 
Refizeram o teste com pessoas desconhecidas e nada mudou. Segundo os pesquisadores, os testes são suficientes para provar a existência da "área de segurança", ou seja, os cães se sentem mais seguros, confiantes e confortáveis na presença dos donos. "Essa é a primeira evidência da similaridade entre o 'efeito de base segura' encontrado na relação dono-cachorro e na criança-pai". 
A pesquisa completa e em inglês você encontra aqui.

Achei muito interessante e gostaria de ver pesquisas com outros animais e seus donos, como o porco por exemplo, que também é domesticável, amável e muito inteligente. Será que veriam seus donos da mesma forma? 
Acredito que todos os animais têm a capacidade de amar e serem felizes e o que difere é a forma de expressar esses sentimentos.


Fonte: