segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Camada de Ozônio

16 de setembro - Dia Internacional de Proteção à Camada de Ozônio

Hoje é um dia muito importante de reflexão, pois a camada de ozônio é essencial para a vida terrestre e marinha. Ela encontra-se na estratosfera e tem a propriedade de absorver os raios ultravioletas do sol. Sem essa proteção, graves danos são causados na Terra pelas radiações.

Em 16 de setembro de 1987 foi criado o Protocolo de Montreal, que visa reduzir e proibir substâncias que destroem a camada de ozônio, como os gases CFC, por exemplo. Quase todos os países do mundo assinaram, porém foi somente no ano 2000 que houve a proibição dos gases CFC, os maiores poluentes.

A emissão do gás carbônico já fez muitos estragos e o aquecimento global continua crescendo. Os gases poluentes emitidos no ar ocupam todo o espaço e podem se espalhar por diversos países. Levam em média 15 anos para atingir a camada de ozônio.
Devemos ser conscientes e nos preocupar mais com nosso meio ambiente. Não compre produtos que contêm CFC (normalmente vêm com um selo identificador), substitua o carro à gasolina por um a álcool (renovável e menos poluente). Faça reciclagem, pois o plástico não é biodegradável.

Antes da intervenção humana, a natureza fazia sua parte e cuidava muito bem do planeta. Agora é a nossa vez de consertarmos os nossos erros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário