quarta-feira, 31 de julho de 2013

Vivissecção: Um Mal Desnecessário

Este é o ato de dissecar animais vivos para estudos.
Muitos cosméticos, produtos de limpeza e higiene e remédios que você usa foram antes cruelmente testados em animais. Várias escolas e universidades também ainda usam esse método ultrapassado de utilizar seres vivos para estudos. Os experimentos são feitos em cachorros, gatos, macacos, sapos, ratos, coelhos... 

Foto: caradeumfocinhodeoutro.blogspot.com
Acredito que o pior de tudo é que não funciona, tendo em vista que diversos medicamentos que foram antes testados e aprovados em animais causaram mortes, doenças e complicações em seres humanos. Achei que seria um pouco óbvio pensar que a medicina humana nunca deveria ser baseada na medicina veterinária. Talvez seja, mas como muitas outras coisas, não é conveniente ($) usar outros métodos de estudo.

Existem diversas formas de pesquisas sem o uso de animais, como por exemplo o uso da placenta, estudos microbiológicos, técnicas de imagens não invasivas, pesquisa clínica e epidemiológica, dentre muitas outras.
Estamos envoltos de tecnologia e já temos programas em 3D, manequins simuladores e cobaias sintéticas que já estão sendo usados em universidades em vários países, inclusive o Brasil. Nos Estados Unidos, cerca de 70% das escolas de medicina não utilizam mais animais. 

Em maio de 2012, ativistas na Itália libertaram 50 cachorros da raça Beagle de um criadouro  que destinava os cães para experimentos científicos. Ainda estão na espera da lei para o banimento da vivissecção. Esse ato acontece em diversos países e pra mim mostra que as pessoas estão se conscientizando cada vez mais e que um dia isso vai ter que acabar.

Acesse o site do PEA e descubra quais são as marcas nacionais e internacionais que não testam em animais. Dessa forma poderá fazer uma compra mais consciente.
Os produtos com um dos selos ao lado são livres de qualquer tipo de crueldade animal, mas isso não significa que os que não têm essa indicação foram testados em animais. Faça sua lista antes de ir às compras!

"... vários vivisseccionistas ainda alegam que o que eles fazem ajuda a salvar vidas humanas. Eles estão mentindo. A verdade é que os experimentos em animais matam pessoas e os pesquisadores em animais são responsáveis pelas mortes de milhares de homens, mulheres e crianças a cada ano." Dr. Vernon Coleman (Membro da Sociedade Real de Medicina, Inglaterra)


Fontes:
PEA
Fbav

2 comentários:

  1. Muito bom o seu blog, estou seguindo :)

    Tem um livro do instituto Nina Rosa muito bom sobre a vivisecção e o uso de animais na ciência, eu adorei ele!

    Pdf do livro caso te interesse: http://www.institutoninarosa.org.br/livros/alternativas.pdf

    Beijos
    Jéss
    (http://lifeandveganstuff.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  2. Oi Jess! Que bom que curtiu fico contente!
    Obrigada por ser uma seguidora e também pela indicação do livro, me interessa muito, estou sempre lendo sobre esses assuntos, adorei! :))
    Beijos

    ResponderExcluir