quarta-feira, 10 de julho de 2013

Dia da Pizza

10 de julho - Dia Nacional da Pizza

Nada melhor que uma receita criativa pra comemorar esse dia, mas antes, um pouquinho de como tudo começou.

O Dia da Pizza teve origem no bairro paulistano de imigrantes italianos, o Brás, em 1985. Nessa data houve um evento estadual em que seriam julgadas as 10 melhores receitas de pizza de mozzarella e margherita. Devido ao sucesso, o secretário de turismo Caio Luís de Carvalho instituiu a data como o Dia da Pizza.

Apesar da fama de melhor pizza do mundo ser dos italianos (devo admitir que é verdade), sua criação teve início com os egípcios e gregos quando misturavam a farinha com água e depois, quando chegou em Nápoles é que começaram a criar aos poucos a pizza que conhecemos hoje. Aliás, foi lá que se originou o nome que vem do latim, picea, que indicava um disco de massa assada com ingredientes por cima.

Agora a melhor parte que é a receita: Pizza em Cone

Antes de tudo, faça com forra-fogão (marmitex também serve) um cone para que a massa seja colocada e modelada sobre ele. Corte-o ao meio em diagonal formando um triângulo e grampeie as bordas. Abaixo uma foto para ficar mais claro. 

Ingredientes:

Foto: servegana.blogspot.com.br
Para a massa: 
200g de farinha de trigo
5g de fermento biológico
10g de açúcar
Sal e pimenta a gosto
150ml de cerveja (temperatura ambiente)

Para o recheio:
Tomates picados
Mandiokejo ou algum outro queijo de sua preferência
Ervilhas
Milho refogado
Palmito picado
Orégano
Cogumelo picado refogado

Modo de Preparo:

Numa vasilha, coloque o fermento, o açúcar, o sal e pimenta. Mexa bem, acrescente a cerveja e mexa novamente até dissolver os ingredientes. Quando estiver homogêneo, acrescente a farinha e continue mexendo até virar uma massa. Amasse de leve com a mão para que fique lisa e feche a vasilha com papel filme. Deixe descansar por 50 minutos.

Foto: servegana.blogspot.com.br
Abra pedaços de massa com o rolo e coloque sobre os cones cortando com a tesoura o excesso de alumínio. Asse de cabeça para baixo por 15 a 20 minutos em forno a 180°C até dourar levemente.

Retire do forno e após esfriar um pouco tire o alumínio com cuidado para não quebrar. Junte todos os ingredientes do recheio em uma vasilha para mexer bem e depois com uma colher, encha o cone pré-assado até a boca. Coloque-o na grelha do forno em pé por 8 a 10 minutos para o queijo derreter.
Está pronto!!

*Os cones podem ser feitos manualmente ou se preferir, pode comprar em alguma casa de culinária.
**A cerveja é utilizada para deixar a massa mais crocante e diminuir seu tempo de descanso.




Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário