quinta-feira, 4 de julho de 2013

Desmatamento

Um assunto de extrema importância que não pode passar desapercebido. Um dos maiores problemas que o Planeta Terra enfrenta é o desmatamento das florestas. Parece difícil de acreditar, mas a pecuária tem parte nisso e o Brasil é um dos grandes responsáveis.

Abaixo alguns dos 30 motivos para preservar as florestas no Brasil, citados pelo Greenpeace BR. Confira aqui a lista completa e pense no que você pode contribuir para mudar esse triste cenário que estamos vivendo.

  • O Brasil abriga 20% de todas as espécies do planeta.
  • A Amazônia ocupa metade do Brasil e abriga 2/3 de todo o remanescente florestal brasileiro atual.
  • Já perdemos cerca de 20% da Amazônia, o limite estabelecido por lei.
  • Por ano, perde-se 713 km2 de Pantanal.
  • O Brasil é o  maior emissor de gases de efeito estufa, que provocam o aquecimento global, principalmente porque desmatamos muito.
  • A pecuária ocupa cerca de 200 milhões de hectares, quase 1/4 de todo o Brasil. Boi ocupa mais espaço que gente. E isso porque a produtividade da pecuária no Brasil é muito baixa: 1 boi por hectare. Dá pra triplicar o rebanho sem desmatar.
  • Um terço de todo o rebanho bovino brasileiro está na Amazônia, onde 80% da área desmatada é ocupada com bois. Ali há 22,4 milhões de hectares de pastagens abandonadas e degradadas, ou uma Grã-Bretanha, que poderiam ser reaproveitadas. Só não são porque derrubar é mais barato.

Informe-se, pesquise, assista a vídeos e reflita como você poderia contribuir diretamente para o fim do desmatamento. Triplicar o rebanho sem desmatar é uma saída, mas a exploração animal continuará. Seja vegano.

Assine a petição abaixo pelo Desmatamento Zero e faça a diferença!





Nenhum comentário:

Postar um comentário