terça-feira, 27 de agosto de 2013

Foie Gras: O Patê Burguês

Muitos chefs renomados como o famoso Gordon Ramsay utilizam esse "alimento" em seus restaurantes e têm sido alvos de críticas por parte dos ativistas. Mas o que é o foie gras e de onde ele vem?

Foto: www.theguardian.com
Foie Gras é uma palavra francesa que significa "fígado gordo" e é considerado umas das maiores iguarias da culinária francesa. Ele é utilizado como patê e tem um sabor mais suave e amanteigado do que o fígado normal de outros patos e gansos.

Foi isso mesmo que você leu. Ele é retirado dessas duas aves e vou explicar o que quis dizer com "fígado normal". 
Na natureza, na época da migração, os patos e os gansos engordam e acumulam gordura no fígado devido à chegada do inverno. O ser humano insaciável resolveu pegar esses animais e introduzir uma dieta com alto teor de amido durante suas vidas, aumentando em 50% o peso de seus fígados.

Mais ou menos uns 15 dias antes de terem seus pescoços cortados e seus fígados retirados, são introduzidos forçadamente tubos de  20 a 30 cm de comprimento até seus esôfagos, com uma alimentação de milho embebido na manteiga que facilitará a ingestão, causando grande acumulação de gordura no fígado. Daí o motivo do foie gras ter um sabor leve e amanteigado. 

Foto: www.theaustralian.com.au
Obviamente que diversos países já proibiram a venda e prática desse alimento luxuoso, como a Argentina, Alemanha, Irlanda, Suíça, Dinamarca, Israel, dentre outros.
Nos Estados Unidos, em 2004, o então governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger assinou uma lei que proíbe a prática e venda do foie gras originado da alimentação forçada dessas aves. 

O mesmo está sendo feito pelo vereador Laércio Benko (PHS), que criou um Projeto de Lei para banir a comercialização e a criação das aves para a produção do foie gras na cidade de São Paulo. O tramite teve início na semana passada na Câmara Municipal e todos aguardam uma possível aprovação.

Existem diversas petições contra o foie gras. Clique aqui e assine.


4 comentários:

  1. Quando eu descobri a origem desse patê e da vitela fiquei muito horrorizada! Eu não sabia o quanto o ser humano podia ser cruel :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, nossa raça é cruel demais. Tudo que fazem com todos os animais é muito triste, muito sofrimento. Difícil ter esperanças.

      Excluir
  2. Nossa, adorei o post! já sabia disso!
    adorei seu blog, seguindo! venha conhecer o meu tb www.vivaverdevivabem.blogspot.com beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Cibele!!
    Obrigada por passar por aqui, que bom que gostou, fico contente em saber!!
    Adorei seu blog também, de verdade, ótimo saber dicas de maquiagem e pouco de tudo também. Só não consegui achar para te seguir.
    Bjss

    ResponderExcluir