terça-feira, 27 de agosto de 2013

Foie Gras: O Patê Burguês

Muitos chefs renomados como o famoso Gordon Ramsay utilizam esse "alimento" em seus restaurantes e têm sido alvos de críticas por parte dos ativistas. Mas o que é o foie gras e de onde ele vem?

Foto: www.theguardian.com
Foie Gras é uma palavra francesa que significa "fígado gordo" e é considerado umas das maiores iguarias da culinária francesa. Ele é utilizado como patê e tem um sabor mais suave e amanteigado do que o fígado normal de outros patos e gansos.

Foi isso mesmo que você leu. Ele é retirado dessas duas aves e vou explicar o que quis dizer com "fígado normal". 
Na natureza, na época da migração, os patos e os gansos engordam e acumulam gordura no fígado devido à chegada do inverno. O ser humano insaciável resolveu pegar esses animais e introduzir uma dieta com alto teor de amido durante suas vidas, aumentando em 50% o peso de seus fígados.

Mais ou menos uns 15 dias antes de terem seus pescoços cortados e seus fígados retirados, são introduzidos forçadamente tubos de  20 a 30 cm de comprimento até seus esôfagos, com uma alimentação de milho embebido na manteiga que facilitará a ingestão, causando grande acumulação de gordura no fígado. Daí o motivo do foie gras ter um sabor leve e amanteigado. 

Foto: www.theaustralian.com.au
Obviamente que diversos países já proibiram a venda e prática desse alimento luxuoso, como a Argentina, Alemanha, Irlanda, Suíça, Dinamarca, Israel, dentre outros.
Nos Estados Unidos, em 2004, o então governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger assinou uma lei que proíbe a prática e venda do foie gras originado da alimentação forçada dessas aves. 

O mesmo está sendo feito pelo vereador Laércio Benko (PHS), que criou um Projeto de Lei para banir a comercialização e a criação das aves para a produção do foie gras na cidade de São Paulo. O tramite teve início na semana passada na Câmara Municipal e todos aguardam uma possível aprovação.

Existem diversas petições contra o foie gras. Clique aqui e assine.