domingo, 21 de fevereiro de 2016

Receita: Pão de Alho com Azeitonas

Sempre amei pão de alho e agora que estou aprendendo umas receitas diferentes, resolvi tentar fazer eu mesma! Fica muito boa, fiz duas vezes já e foi aprovada!!!

Ingredientes:

Farinha de trigo ( mais ou menos 2 xícaras mas coloque o quanto precisar)
1 colher (sopa) de fermento biológico seco
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de creme vegetal
1 colher (chá) de sal
1 xícara de água morna
2 colheres (sopa) de creme vegetal amolecido
3 dentes de alho amassados
1/2 xícara de azeitonas bem picadas (usei as verdes)

Modo de Preparo:

Para a massa: 
Em uma tigela grande, misture 1xícara e farinha com o fermento, açúcar e o sal. Depois junte o creme vegetal e a água e mexa com uma colher até ficar um pouco pastoso. Acrescente mais farinha aos poucos  continue mexendo.
Quando já ficar mais difícil de manusear com a colher, polvilhe uma bancada com bastante farinha e e comece a sovar a massa até desgrudardes mãos e ficar bem lisa e macia. 
Unte uma tigela com um pouquinho de óleo e coloque a massa para descansar, virando-a na tigela para untar por igual. Cubra com um plástico e deixe crescer até dobrar de tamanho.


Para o recheio:
Derreta o creme vegetal a depois em uma vasilha misture com os dentes de alho bem amassados e as azeitonas e reserve.

Agora sua massa já deve estar grande e bonita!! Abra-a novamente na bancada enfarinhada no formato de um retângulo, mas sem deixar ficar muito fina. Espalhe o recheio por toda a massa e depois enrole como um rocambole.
Faça um corte comprido sem separar as duas metades. Vire o lado do recheio para cima e trance levemente as duas metades. Coloque em uma vasilha, cubra com plástico e deixe crescer mais um pouco.
Asse em forno pré-aquecido (200 a 230 graus) até dourar e saboreie seu pão no final da tarde!!

*Dica: Faça seu pão de preferência em dias quentes e úmidos para que a massa cresça bem, caso contrário, cubra com o plástico e também pano de prato e deixe-a em lugar aquecido.


Foto e receita: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário