domingo, 14 de fevereiro de 2016

Receita: Bolo de Prestígio

Ultimamente tenho feito alguns bolos, em sua maioria de chocolate. A receita que mais gostei até agora de massa é essa abaixo. Resolvi então fazer um bolo de prestígio com o beijinho vegano e cobertura de ganache. Ficou maravilhoso!!! Ele não cresce muito, mas mesmo assim da pra cortar ao meio e rechear ou, se preferir, pode dobrar a receita e assar dois bolos, também funciona!

Coloquei duas opções de cobertura. A primeira é a que eu fiz, pois não estava mais encontrando chocolate sem leite. A segunda é a feita junto com a receita da fonte que peguei. Fica a seu critério pois a duas ficam deliciosas! O chocolate amargo em barra usado é o da marca Harald Melken.

Ingredientes:

Para a massa:
2 colheres (sopa) de sementes de linhaça
6 colheres (sopa) de água
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de açúcar demerara
1/2 xícara (chá) de cacau em pó
1 pitada de sal
1/2 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de água quente
1 colher (sopa) de vinagre branco
1 colher (sopa) de fermento químico

Para o recheio:
Beijinho vegano
Para não ficar muito longa a receita, os ingredientes e preparo do beijinho você pode conferir aqui

Foto: presuntovegetariano.com.br
Para a cobertura:
Opção 1:
1 e 1/2 xícara de cacau em pó
1 caixinha de creme de soja

Opção 2:
150g de chocolate meio amargo
2 colheres (sopa) de leite de coco

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 210ºC. 
Em um liquidificador, coloque as sementes de linhaça e bata para triturar bem. Coloque em uma vasilha e adicione as 6 colheres de água e deixe de molho por 15 minutos, até virar uma geléia. Esta mistura serve para substituir o ovo.

Unte uma assadeira pequena com óleo e polvilhe com cacau em pó. 
Em uma vasilha, coloque a farinha de trigo, o açúcar, o cacau, a pitada de sal, o óleo e adicione a mistura de linhaça, a água quente, o vinagre e misture bem. Adicione o fermento e misture novamente.
Coloque a massa na assadeira e leve para assar por cerca de 40 minutos ou até espetar um garfo ou uma faca e ele sair limpo. Deixe esfriar por pelo menos 15 minutos antes de desenformar. Reserve.

Faça o recheio, mas desligue o beijinho antes dele ter o ponto de enrolar, senão ficará muito duro. O meu ficou cerca de 15 minutos no fogo baixo. Deixe esfriar.
Corte o bolo ao meio, com uma faca ou com uma linha. Coloque a parte de baixo no prato em que ele será montado e molhe com algumas colheres de leite vegetal (molhei com cerca de 4 colheres).
Coloque o beijinho e espalhe bem. Tampe com a outra parte do bolo, faça alguns furos com o garfo e molhe com mais algumas colheres de leite vegetal. Ajeite o beijinho que estiver escorrendo, para ficar certinho na hora de cobrir. Reserve.

Coloque em uma vasilha, o cacau em pó e o creme de soja. Misture bem até ficar cremoso e em seguida cubra todo o bolo. Jogue coco ralado ou granulado se preferir por cima.
Se preferir fazer a outra opção de cobertura, derreta os 150g do chocolate e espere esfriar. Adicione o leite de coco e misture bem. Cubra o bolo com esta mistura e salpique raspas de chocolate e coco ralado.

Este bolo é mais gostoso geladinho. Recomendo deixar por ao menos umas 3 horas na geladeira antes de servir. Está pronto!


*Caso tenha intolerância ao glúten, pode substituir a farinha de trigo pela farinha de arroz para a massa e usar o amido de milho para o beijinho.



Fonte:
Presunto Vegetariano