terça-feira, 15 de outubro de 2013

The Cove

Ganhador do Oscar de melhor documentário em 2010, "The Cove" (A Enseada) mostra a triste realidade da caça aos golfinhos na enseada de Taiji, no Japão. Ativistas, fotógrafos e mergulhadores liderados por Ric O'Barry, ex-treinador de golfinhos do famoso seriado de televisão Flipper, se infiltram e registram o que acontece quando a temporada de caça é iniciada, sempre no dia 1 de setembro.

Foto: www.vulture.com
Tudo por cultura, dizem os caçadores japoneses. Eu acho que o homem já evoluiu mais do que o suficiente para entender o meio em que vive e acabar com toda essa matança por um motivo torpe. O mesmo acontece nas Ilhas Faroe e Salomão, assim como em diversos outros lugares.

No Japão, a temporada dura seis meses e no final uma média de 2000 golfinhos são assassinados. Centenas são capturados e vendidos para parques aquáticos e aquários e o restante é morto com arpões para terem sua carne e dentes vendidos. 
Golfinhos são seres extremamente inteligentes que vivem em grupos e possuem estruturas de convivência entre eles. Quando separados, muitos acabam não sobrevivendo, especialmente se forem filhotes deixados para trás. Já foi constatado emissão de sons de aflição no momento em que estão sendo caçados. Isso precisa acabar. Como qualquer outro animal, eles sofrem.

Por isso quis dedicar um post para esse documentário, que segue abaixo legendado que aconselho todo mundo a assistir. Não arrume desculpas para você mesmo dizendo que não gosta de ver essas cenas, porque a realidade é que ninguém gosta. Porém, essa é a única forma de sabermos o que está acontecendo no mundo e como vem acontecendo. É assim que surgem os ativistas, descobrindo a verdade e lutando para o seu fim.





Nenhum comentário:

Postar um comentário