Hoje é o dia da maior floresta tropical do planeta. Vamos falar um pouco da sua riqueza.
A palavra Amazônia deriva das amazonas, mulheres guerreiras da Mitologia Grega e significa "sem centro". Estima-se que mais de 5 milhões de pessoas moravam lá no ano de 1500. Com o passar dos anos, esse número caiu para menos de 200.000 em 1980.
A Amazônia é a floresta fluvial mais rica em biodiversidade de espécies animais e vegetais. É nela que encontram-se 50% de todas as espécies da Terra. Concentra-se em mais de oito países da América do Sul, sendo 60% de sua floresta no Brasil, abrangendo nove estados brasileiros.
Foto: amazonicobrasil.blogspot.com |
Na verdade existem 3 três florestas lá dentro. As de terra firme, as fluviais alagadas (ambas no Brasil) e as florestas montanhosas andinas. O Rio Amazonas, que nasce na cordilheira dos Andes, foi considerado o mais longo do mundo e com a maior bacia hidrográfica, ultrapassando 7 milhões de quilômetros quadrados.
Possui um clima quente e úmido, com chuvas o ano todo. Algumas de suas 3 mil espécies de árvores podem chegar a até 65 metros de altura, sendo a seringueira uma das espécies vegetais mais importantes da região, devido a extração da matéria prima para a produção da borracha.
De acordo com o Censo 2010 do IBGE, vivem na Amazônia cerca de 306 mil indígenas, sendo que a maioria vive na zona rural.
Abaixo mais dados da biodiversidade da floresta:
- 50 mil espécies de plantas;
- 1249 espécies de aves;
- 427 espécies de mamíferos;
- 378 espécies de répteis;
- 03 mil espécies de peixes;
- 428 espécies de anfíbios;
- 2,5 milhões de espécies de insetos.
Todos sabemos que a Floresta Amazônica já atingiu quase 20% de devastação, causada principalmente pela pecuária (80%), cultivo da soja e exploração da madeira. A comunidade indígena também está perdendo seu espaço.
Para mais informações, clique aqui e saiba também como ajudar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário