domingo, 29 de setembro de 2013

Receita: Risoles de Shimeji

Salgadinhos sempre caem bem em qualquer hora do dia, pelo menos pra mim. Depois de terem aprendido como fazer as coxinhas de pts, está na hora de conhecer a receita do risoles de shimeji. Se quiser pode usar outro tipo de recheio, mas pra que fazer isso se esse cogumelo é tudo de bom?!

Foto: www.servegana.blogspot.com.br
Ingredientes:

150g de shimeji
1kg de farinha branca
1 caldo de legumes
1/2 copo de tomate batido
4 dentes de alho
500g de farinha de rosca
1litro de leite vegetal
Salsinha e cebolinha (a gosto)
Sal e pimenta (a gosto)

Modo de Preparo:

Para a massa:
Coloque o leite vegetal para ferver e depois adicione o caldo de legumes, o molho de tomate, sal e pimenta. Aos poucos, vá colocando a farinha de trigo sempre mexendo bem, de preferência com uma colher de pau. Cozinhe até desmanchar toda a farinha e a massa ficar homogênea, soltando-se da panela.

Para o recheio:
Passe o cogumelo no processador ou pique em pedacinhos. Em uma panela, refogue o alho até dourar. Acrescente o shimeji pronto, o sal e a pimenta a gosto e os temperos verdes bem picadinhos. Abra a massa em círculo e recheie. Feche os risoles com as mãos, passe na farinha de rosca e coloque para fritar.



Fonte:

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

O Dilema do Vegano

Gente, amanhã terá a palestra de Roberto Juliano, professor de cursinho e autor de "O Dilema do Vegano".
O livro é divertido e de rápida leitura. Conta com receitas e histórias da vida de Roberto e sua transição para o veganismo. Vale a pena conferir, principalmente se você não é vegetariano/vegano e tem algumas dúvidas ou interesse em fazer parte desse grupo de pessoas que está aumentando a cada dia e mudando o mundo.

LOCAL DA PALESTRA:
Endereço: Rua Venâncio Aires, 797 - Pompéia
São Paulo-SP - Metrô Barra Funda
Data: 28/09/13 (sábado)
Horário: 16h às 19h

SINOPSE:
'O Dilema do Vegano, crônicas, viagens e receitas' é um livro em que o leitor pode encontrar histórias da vida de um vegano, algumas tristes e muitas outras que podem fazer o leitor sorrir; experiências e informações para quem está em transição para o veganismo, trazendo receitas nutritivas e simples de preparar.







quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Você Sabia?

Você sabia que para fazer casacos, bolsas, sapatos, acessórios e roupas de pele (sejam elas de couro, lã, camurça ou seda) é necessária a tortura e morte de milhares de animais? 

Foto: www.furisdead.com
Dentre eles cito somente alguns: cobras, jacarés, bois, ovelhas, coelhos, raposas, chinchilas, guaxinins, focas, castores, cães, gatos e muito, muito mais.

Para a retirada da pele, os animais são eletrocutados, asfixiados, envenenados, gazeados, afogados ou estrangulados. Uma outra forma usual de abate, para não danificar a pele, é a quebra da coluna cervical. Isso não necessariamente faz com que eles morram na hora e na maioria das vezes são esfolados ainda vivos e depois descartados. Lembrando que antes disso, passam suas vidas confinados em minúsculas gaiolas em condições deploráveis.

Não faça parte dessa indústria cruel. Opte pela "pele" sintética/ecológica que além de preservar a vida dos animais, tem maior durabilidade e não apresenta toxinas que fazem mal para você e o meio ambiente.

Use a sua própria pele!


Fonte:

domingo, 22 de setembro de 2013

Dia da Banana

22 de setembro - Dia da Banana

A banana é rica em fibras e potássio. Nada melhor que um receita um pouco diferente para comemorar o dia dessa fruta asiática! Em vez de bolos, achei legal fazer cookies que são ótimos pra qualquer hora do dia.

Foto: chubbyvegan.net
Ingredientes:

1 banana madura grande
1 colher (sopa) de farinha de linhaça
3 colheres (sopa) de água mineral
3/4 xícara (chá) de creme vegetal
1/3 xícara (chá) de açúcar mascavo fino
1/3 xícara (chá) de flocos de aveia
3/4 xicara (chá) de farinha de trigo
100g de gotas de chocolate (ou pedacinhos de chocolate)
Uma pitada de fermento
Óleo para untar

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno em 200ºC e unte duas assadeiras com óleo. Em uma tigela coloque a água e a linhaça e reserve. Descasque e corte a banana em rodelas.
Coloque-a no processador e ligue-o, deixe batendo até obter um creme de banana (sem pedaços)
Adicione o açúcar mascavo, creme vegetal e linhaça hidratada no processador. Bata até que tudo fique bem incorpado e homogêneo.
Com o processador ainda ligado, junte aos poucos a farinha de trigo, aveia e o fermento em pó. Desligue-o e transfira a massa para uma tigela. Por último, adicione o chocolate chips e mexa bem.

Com uma colher de chá, coloque um pouco da massa na assadeira untada e leve ao forno. Estará bom quando estiver dourado embaixo e fofinho no centro. Retire os cookies com a ajuda de uma espátula e deixe esfriar antes de consumir.

Dica: Se preferir, em vez do chocolate chips use oleaginosas bem picadas.


Fonte:

sábado, 21 de setembro de 2013

Dia da Árvore

21 de setembro - Dia da Árvore

Esse dia é marcado pelo começo da primavera que está por vir. As folhas ficam mais verdes e muitas árvores nos presenteiam com frutos e flores. Hoje um novo ciclo é iniciado para o meio ambiente. 
As árvores melhoram a qualidade e humidade do ar, servem de abrigo para algumas espécies e evitam a erosão do solo.

Infelizmente, quanto mais urbana a cidade, menos área verde. O ideal é preservar os parques e plantar mudas para aumentar a arborização. A exploração da madeira ainda ocorre e muitas vezes de forma ilegal, sendo um dos fatores do desmatamento em nossas florestas. Já passou da hora de nos conscientizarmos sobre a preservação do meio ambiente, portanto vamos compartilhar a importância desse dia de hoje!


Foto: relligare.wordpress.com



quarta-feira, 18 de setembro de 2013

O Ovo ou a Galinha?

É normal pensar que as galinhas vivem felizes e contentes ciscando o chão o dia todo na granja limpa e arejada todos os dias. Afinal, é isso que a mídia passa, é isso que vemos nos mercados, assim como as vaquinhas felizes nas embalagens.

A indústria dos ovos é tão cruel quanto as outras. Pode não parecer por não fazer sentido já que botar ovo é algo natural da galinha, assim como a vaca produzir leite. Se você já está por dentro da indústria do leite, certamente entenderá mais facilmente que a crueldade está em toda parte e todos os animais viraram objetos descartáveis.

Foto: super.abril.com.br
Com essas aves não é diferente. As galinhas chamadas poedeiras ficam alojadas (umas 5 no mesmo espaço) em uma gaiola de arame do tamanho de uma folha de papel A4 (por lei) chamadas de bateria. Seu bico é cortado ainda quando pintos sem anestesia nenhuma, para que elas não fiquem se bicando devido ao estresse e para que sejam forçadas a comer tudo que lhes é dado, pois não conseguem mais ciscar.

São também privadas de banhar-se ao sol, movimentar-se e abrir as suas asas, devido ao confinamento em ambiente escuro, sem luz natural e ar fresco. Muitas vezes ocorre da pele de seus pés crescer em torno do arame da gaiola. Não pense que nos barracões onde as galinhas ficam "soltas" o processo é muito diferente, a diferença é que pisam no concreto e não no arame.

Foto: reinoanimauro.blogspot.com
Os pintinhos machos quando nascem são triturados vivos e serão servidos de ração. As galinhas quando não conseguem mais botar seus 300 ovos por ano - o natural seria uma média de 70 ovos - e estão debilitadas, vão para o abate e têm seus pescoços cortados.

Os medicamentos, hormônios e antibióticos dados a essas aves também acabam passando para o ovo, assim como o leite da vaca.
Pelo menos pra mim, quando descobri tudo isso naquele dia fatídico, o apetite por ovo passou muito rápido e nunca mais voltou. O homem está criando e modificando os animais para aumentar a produção e ter menos gastos. É cruel e desnecessário.

O que é mais importante pra você? O sabor do ovo ou a vida da galinha? Eu escolhi a última opção e lutarei por ela sempre. 


segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Camada de Ozônio

16 de setembro - Dia Internacional de Proteção à Camada de Ozônio

Hoje é um dia muito importante de reflexão, pois a camada de ozônio é essencial para a vida terrestre e marinha. Ela encontra-se na estratosfera e tem a propriedade de absorver os raios ultravioletas do sol. Sem essa proteção, graves danos são causados na Terra pelas radiações.

Em 16 de setembro de 1987 foi criado o Protocolo de Montreal, que visa reduzir e proibir substâncias que destroem a camada de ozônio, como os gases CFC, por exemplo. Quase todos os países do mundo assinaram, porém foi somente no ano 2000 que houve a proibição dos gases CFC, os maiores poluentes.

A emissão do gás carbônico já fez muitos estragos e o aquecimento global continua crescendo. Os gases poluentes emitidos no ar ocupam todo o espaço e podem se espalhar por diversos países. Levam em média 15 anos para atingir a camada de ozônio.
Devemos ser conscientes e nos preocupar mais com nosso meio ambiente. Não compre produtos que contêm CFC (normalmente vêm com um selo identificador), substitua o carro à gasolina por um a álcool (renovável e menos poluente). Faça reciclagem, pois o plástico não é biodegradável.

Antes da intervenção humana, a natureza fazia sua parte e cuidava muito bem do planeta. Agora é a nossa vez de consertarmos os nossos erros.

domingo, 15 de setembro de 2013

Receita: Tortilla com Cogumelos

Se você também ama cogumelos, anote essa receita. Como todas as outras que costumo postar, ela é fácil e rápida de se preparar. Uma opção diferente pra sua refeição. Bom apetite!

Foto: eldelantalverde.wordpress.com
Ingredientes:

400g de cogumelos mistos
2 batatas médias
1 xícara de leite vegetal ou água
3 colheres (sopa) cheias de amido de milho
1 dente de alho cortado em lâminas
Sal, salsa e pimenta a gosto
Azeite de oliva

Modo de Preparo:

Cozinhe as batatas com a casca (não deixe cozinhar muito para não desmancharem). Depois de cozidas, tire a casca e corte em fatias grossas. Reserve.
Em uma frigideira, frite as lâminas de alho com 3 colheres (sopa) de azeite e um pouco de sal e adicione os cogumelos por alguns minutos. Retire-os e numa tigela grande, junte-os às batatas e demais ingredientes e coloque em uma frigideira com uma colher (sopa) de azeite.
Leve ao fogo baixo-médio, tampe e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos. Usando um prato, vire a tortilla e doure do outro lado. Talvez seja necessário virar mais 1 ou 2 vezes para ficar com a superfície dourada. Sirva em seguida.

Dica: Caso prefira uma tortilla mais consistente, frite as batatas ao invés de cozinhá-las.


Fonte:
El Delantal Verde

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Meu Cão, Meu Filho

Quem tem ou teve cachorro sabe muito bem como eles são amáveis e apegados aos donos. Sabem a hora que você está pra chegar do trabalho, ficam na porta te esperando e depois te recebem com tanta alegria que parece que ficaram 1 ano longe um do outro. Este é o cachorro, amigo e fiel. São nossos filhos de quatro patas.

Foto: flickr.com/mfhiatt
Em Viena, na Áustria, fizeram uma pesquisa que mostrou que os cães veem seus donos como se fossem seus pais. Os que ficaram separados de seus donos não demostravam interesse em brincar ou comer, enquanto os outros agiam normalmente quando junto aos seus "pais". 
Refizeram o teste com pessoas desconhecidas e nada mudou. Segundo os pesquisadores, os testes são suficientes para provar a existência da "área de segurança", ou seja, os cães se sentem mais seguros, confiantes e confortáveis na presença dos donos. "Essa é a primeira evidência da similaridade entre o 'efeito de base segura' encontrado na relação dono-cachorro e na criança-pai". 
A pesquisa completa e em inglês você encontra aqui.

Achei muito interessante e gostaria de ver pesquisas com outros animais e seus donos, como o porco por exemplo, que também é domesticável, amável e muito inteligente. Será que veriam seus donos da mesma forma? 
Acredito que todos os animais têm a capacidade de amar e serem felizes e o que difere é a forma de expressar esses sentimentos.


Fonte:

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Você Sabia?

Você sabia que a salsicha é feita de restos de boi, frango e porco? Podem ser tendões, cérebro, bochecha, rins, coágulos de sangue, focinho, pele... 

Foto: noticias.r7.com
Na preparação, as partes são trituradas e misturadas formando uma massa. Depois são adicionados sal, amido de milho, temperos e conservantes. No final, é banhada em um líquido com essência de madeira, corante e ácido fosfórico - dentre outras substâncias - e depois embalada.

Um dos ingredientes presente em algumas marcas é um tal de ácido carmínico (ou corante carmin de cochonilha), que nada mais é que uma substância vermelha, obtida através da trituração de uma espécie de insetos (chamada Dactylopius coccus) e usada para realçar a cor. 

Abaixo um vídeo mostrando a produção desse "alimento". Lembrando que cada fábrica utiliza os restos que estão disponíveis no momento e por isso não estou dizendo que todas as salsichas do mundo são feitas exatamente iguais e o vídeo é somente um exemplo.

Alternativa: Salsichas vegetais encontradas nos mercados. Não tenha preconceito e experimente que são muito boas e bem mais saudáveis.




domingo, 8 de setembro de 2013

Receita: Coxinhas de PTS

Salgados também fazem parte do nosso cotidiano! Aprenda a fazer coxinhas de proteína de soja (PTS), que pode ser encontrada em supermercados ou no Mundo Verde.

O rendimento dessa receita é de mais ou menos 25 coxinhas. Aproveite!

Ingredientes:
Foto: Jasmine Alimentos - fonte vista-se

Para a massa:
500g de batada cozinha amassada
250ml de leite de soja
1/2 copo de farinha branca
1/2 copo de farinha integral fina
4 dentes de alho amassados
4 colheres de óleo de milho
Sal marinho e cheiro-verde a gosto

Para o recheio:
2 colheres (sopa) de óleo de milho
1 colher (sopa) de alho picado
4 colheres (sopa) de cebola picada
2 xícaras de PTS fina hidratada
4 palmitos médios picados
1 xícara (chá) de azeitonas picadas
Sal marinho e cheiro-verde a gosto

Modo de Preparo:

Massa:
Refogue o alho no óleo quente, misture as batatas e o restante dos ingredientes mexendo bem até desgrudar da panela. Deixe esfriar.

Recheio:
Aqueça o óleo e frite o alho, a cebola, a PTS e deixe refogar mexendo de vez em quando. Coloque o sal e o palmito. Abaixe o fogo e deixe refogar por mais alguns minutos. Por último, acrescente a azeitona e o cheiro-verde e desligue.
Recheie a massa e faça coxinhas. Frite-os em óleo quente.


Fonte:
ViSta-se

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Dia da Amazônia

05 de setembro - Dia da Amazônia

Hoje é o dia da maior floresta tropical do planeta. Vamos falar um pouco da sua riqueza. 
A palavra Amazônia deriva das amazonas, mulheres guerreiras da Mitologia Grega e significa "sem centro". Estima-se que mais de 5 milhões de pessoas moravam lá no ano de 1500. Com o passar dos anos, esse número caiu para menos de 200.000 em 1980.

A Amazônia é a floresta fluvial mais rica em biodiversidade de espécies animais e vegetais. É nela que encontram-se 50% de todas as espécies da Terra. Concentra-se em mais de oito países da América do Sul, sendo 60% de sua floresta no Brasil, abrangendo nove estados brasileiros.
Foto: amazonicobrasil.blogspot.com

Na verdade existem 3 três florestas lá dentro. As de terra firme, as fluviais alagadas (ambas no Brasil) e as florestas montanhosas andinas. O Rio Amazonas, que nasce na cordilheira dos Andes, foi considerado o mais longo do mundo e com a maior bacia hidrográfica, ultrapassando 7 milhões de quilômetros quadrados.

Possui um clima quente e úmido, com chuvas o ano todo. Algumas de suas 3 mil espécies de árvores podem chegar a até 65 metros de altura, sendo a seringueira uma das espécies vegetais mais importantes da região, devido a extração da matéria prima para a produção da borracha. 
De acordo com o Censo 2010 do IBGE, vivem na Amazônia cerca de 306 mil indígenas, sendo que a maioria vive na zona rural.

Abaixo mais dados da biodiversidade da floresta:

  • 50 mil espécies de plantas;
  • 1249 espécies de aves;
  • 427 espécies de mamíferos;
  • 378 espécies de répteis;
  • 03 mil espécies de peixes;
  • 428 espécies de anfíbios;
  • 2,5 milhões de espécies de insetos.

Todos sabemos que a Floresta Amazônica já atingiu quase 20% de devastação, causada principalmente pela pecuária (80%), cultivo da soja e exploração da madeira. A comunidade indígena também está perdendo seu espaço. 
Para mais informações, clique aqui e saiba também como ajudar.


    quarta-feira, 4 de setembro de 2013

    Tubarões: Assassinos ou Vítimas?

    Esses animais são sempre taxados de assassinos, mas quem realmente merece esse título é o ser humano.

    Anualmente, 150 milhões de tubarões são mortos para a pesca recreativa e comercial, sendo uma delas, a famosa prática do finning, que vem dizimando todas as espécies. No finning, o animal é capturado e tem suas barbatanas cortadas com uma lâmina quente. Após esse ato cruel, é jogado ainda vivo e sangrando de volta ao mar, sem nenhuma capacidade para nadar e acaba morrendo por asfixia ou sendo alvo de predadores.

    Foto: www.huffingtonpost.com
    Além do uso de suas barbatanas para as caríssimas sopas vendidas principalmente na Ásia, outros materiais como carteiras, cintos, cosméticos, bijouterias e souvenirs são feitos através da cartilagem, dentes, mandíbulas, pele e óleo de fígado desses animais. A sua carne também é consumida nesses países, na Oceania e Europa.
    Não tem muito o que se falar, é simplesmente inacreditável o que o capitalismo faz com a humanidade.

    Os tubarões existem há mais de 400 milhões de anos no Planeta e se diversificam em 375 espécies. São de extrema importância para o equilíbrio ambiental e mais de 90% da população de grandes tubarões já foi exterminada. No Brasil, 43% das espécies correm risco de extinção. É alarmante.

    A Sea Shepherd é uma ONG que trabalha todos os dias para que a pesca predatória e ilegal acabe, sempre fiscalizando as costas e entrando em contato com as autoridades. Muitas vezes conseguem impedir os navios japoneses de capturarem esses e outros animais marinhos, deixando-os viver por pelo menos mais um dia. 

    O diretor da Sea Shepherd de Hong Kong, Gary Stokes, entrou em contato com a terceira maior empresa de transporte para o mundo, a CGA CMA e obteve uma declaração de que eles não iriam mais embarcar nenhum produto de tubarão em seus navios. 
    Você também pode ajudar! Acesse o site do Sea Shepherd Brasil para maiores informações e assine aqui a petição contra a pesca de tubarões na costa brasileira.

    Abaixo um vídeo documentado pelo embaixador brasileiro da ONG explicando um pouco sobre o tubarões, sua importância e a situação atual.





    Fontes:

    domingo, 1 de setembro de 2013

    Receita: Maionese de Soja

    Hoje em dia, você pode encontrar tudo que quiser para uma alimentação saudável, completa e sem produtos de origem animal. Claro que comida caseira é sempre mais gostosa, por isso aprenda hoje a fazer uma maionese de soja.

    Ingredientes:
    Foto e receita: Fabio Chaves

    1/2 de grãos de soja cozidos
    15 colheres de sopa de óleo vegetal (ou o quanto bastar)
    1 colher de chá de sal (ou a gosto)
    1 colher de sopa de suco de limão
    1 dente de alho pequeno
    1/4 de xícara de água (apenas se necessário)
    Orégano a gosto

    Modo de Preparo:

    Coloque todos os ingredientes em um processador, menos a água. É conveniente começar pelo óleo e o suco de limão, para ficar mais fácil na hora de bater. Processe tudo por no mínimo um minuto. Vá adicionando água aos poucos se achar necessário. Quando estiver no ponto de maionese, estará pronta!

    Caso queira um patê mais encorpado, adicione azeitonas pretas. Se quiser deixá-lo mais leve para comer no café da manhã, por exemplo, não coloque o alho e o orégano.

    *Dica: para cozinhar a soja com mais facilidade, deixe-a de molho de um dia para o outro.

    Se bater a curiosidade, clique aqui para saber o teor nutritivo da soja, considerada um alimento completo.


    Fonte: