sábado, 31 de agosto de 2013

Dia do Blog

31 de agosto - Dia Internacional do Blog

É nesse dia que os blogueiros compartilham cinco blogs que consideram interessantes para os internautas e também para ajudar na divulgação.

Para quem não sabe, o dia 31 de agosto foi escolhido como Blog Day pelo simples fato de acharem que 31/08 se assemelha com a palavra Blog. É isso mesmo, foi algo bem informal. Minhas dicas estão abaixo!

Comprou Plantou
Não é exatamente um blog, mas achei muito viável citá-lo aqui. Esse site te direciona para a loja virtual que deseja e após a sua compra, parte da renda será revertida no plantio de árvores nativas na Mata Atlântica. Você não pagará nada extra por isso e ajudará o meio ambiente.

"Invés de comê-lo, vamos aprender com ele". Blog com ótimas receitas vegetarianas e bem práticas de se fazer. 

Aqui você encontrará várias dicas, fotos e informações de produtos que não testam em animais, sejam eles de limpeza, higiene pessoal ou maquiagem e às vezes tem até receitas diferentes.

Cantinho Vegetariano
Esse blog já é muito conhecido pelos vegs pelas suas receitas apesar de abordar também vários assuntos. Vale a pena segui-lo e ficar por dentro das notícias.

Vegamet
"Compaixão não é apenas um sentimento. É a força que nos move". Muito informativo, aborda diversos temas e sempre traz novidades de cursos, palestras, revistas, vídeos e muito mais.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Você Sabia?

A vitela nada mais é que a carne de bezerro. Como visto em O Mito do Leite, os machos quando nascem são aproveitados para a indústria da carne.
Você sabia que eles são separados imediatamente de suas mães e vivem poucos meses, confinados em uma baia pequena sem possibilidade de se movimentar e às vezes nem se levantar, para que sua carne permaneça sempre macia?

Se alimentam somente de líquidos e um leite artificial sem a presença de ferro, mantendo a cor clara de sua carne. A temperatura ambiente é alta para que sintam sede e com isso bebam mais ração líquida, pois precisam engordar em média 1 kg por dia.
Após mais ou menos seus 5 meses de vida, eles são assassinados. 


Foto: diggingthroughthedirt.blogspot.com

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Foie Gras: O Patê Burguês

Muitos chefs renomados como o famoso Gordon Ramsay utilizam esse "alimento" em seus restaurantes e têm sido alvos de críticas por parte dos ativistas. Mas o que é o foie gras e de onde ele vem?

Foto: www.theguardian.com
Foie Gras é uma palavra francesa que significa "fígado gordo" e é considerado umas das maiores iguarias da culinária francesa. Ele é utilizado como patê e tem um sabor mais suave e amanteigado do que o fígado normal de outros patos e gansos.

Foi isso mesmo que você leu. Ele é retirado dessas duas aves e vou explicar o que quis dizer com "fígado normal". 
Na natureza, na época da migração, os patos e os gansos engordam e acumulam gordura no fígado devido à chegada do inverno. O ser humano insaciável resolveu pegar esses animais e introduzir uma dieta com alto teor de amido durante suas vidas, aumentando em 50% o peso de seus fígados.

Mais ou menos uns 15 dias antes de terem seus pescoços cortados e seus fígados retirados, são introduzidos forçadamente tubos de  20 a 30 cm de comprimento até seus esôfagos, com uma alimentação de milho embebido na manteiga que facilitará a ingestão, causando grande acumulação de gordura no fígado. Daí o motivo do foie gras ter um sabor leve e amanteigado. 

Foto: www.theaustralian.com.au
Obviamente que diversos países já proibiram a venda e prática desse alimento luxuoso, como a Argentina, Alemanha, Irlanda, Suíça, Dinamarca, Israel, dentre outros.
Nos Estados Unidos, em 2004, o então governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger assinou uma lei que proíbe a prática e venda do foie gras originado da alimentação forçada dessas aves. 

O mesmo está sendo feito pelo vereador Laércio Benko (PHS), que criou um Projeto de Lei para banir a comercialização e a criação das aves para a produção do foie gras na cidade de São Paulo. O tramite teve início na semana passada na Câmara Municipal e todos aguardam uma possível aprovação.

Existem diversas petições contra o foie gras. Clique aqui e assine.


domingo, 25 de agosto de 2013

Receita: Guaca Sub

Está com fome e com preguiça de cozinhar? Quando isso acontece comigo, faço um sanduíche com o que tiver em casa. Se tiver abacate melhor ainda. Eu não sou muito boa com as fotos ilustrativas das receitas postadas, por isso que nem todas são minhas, mas arrisquei e coloquei o meu sub que faço nas horas de aperto.

Foto: tovegetariando.blogspot.com.br
Ingredientes:

Guacamole
Alface
2 rodelas de tomate
1 fatia de tofu
Azeite a gosto
Pão de forma ou Sírio

Modo de Preparo:

Coloque uma pequena camada de guacamole (meio abacate pequeno rende 2 sanduíches) nos dois lados do pão e depois as folhas de alface, as rodelas de tomate, o azeite e a fatia de tofu. 
O tamanho da fatia fica de acordo com sua fome. O tofu defumado costuma ser mais saboroso que o original, mas o último nesse sub também fica gostoso misturado com os outros ingredientes. Uma outra alternativa é usar somente fatias de abacate em vez de fazer o guacamole, caso prefira. Também fica uma delícia.

Se você ainda não sabe fazer o guacamole, não se desespere pois é muito simples. Confira a receita aqui.


sábado, 24 de agosto de 2013

O Gosto da Liberdade

Foto: es.dreamstime.com
Semana passada escrevi algumas curiosidades sobre as vacas, como pulam quando estão alegres e solucionam problemas. São animais muito gentis e amáveis e me deparei com esse vídeo que me emocionou. Ele está em inglês, mas resumindo, é sobre 25 vacas que passaram suas vidas presas o tempo todo, pois eram escravas em uma fazenda de produção de leite. 

O proprietário ficou sem condições financeiras para mantê-las e decidiu resolver seu problema da forma mais barata e desumana,  mandando-as para o abatedouro, onde seriam confinadas, mal tratadas e  assassinadas. 

Anke Heublein, moradora da zona rural em Rhein-Berg, na Alemanha, disse que não poderia imaginar as vacas sendo mortas dessa forma, pois as via todos os dias e decidiu libertá-las em sua fazenda. Com isso, criou a fundação "Save the Cows in Rhein-Berg" ("Salve as Vacas de Rhein-Berg"). A cena é linda e tocante dos 25 animais correndo e pulando na grama, finalmente felizes e livres no seu habitat natural.

Acho que para qualquer animal, inclusive o ser humano, o gosto da liberdade deve ser esse mesmo representado por essas vaquinhas. O de poder correr, pular e no nosso caso, gritar de felicidade por poder voltar ao lugar que nos pertence.






Fontes vídeo:

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Animais Idosos

Sempre que encontro algum trabalho fotográfico com animais, fico impressionada como eles podem ser expressivos. As imagens são sempre bonitas como algumas que já postei aqui no blog.
Dessa vez as fotos são de Isa Leshko, que quis retratar animais já idosos, sejam eles cavalos, patos, cachorros, galinhas, porcos. 
Ela diz que sua inspiração veio ao se deparar com um cavalo idoso e depois de passar um tempo com ele, decidiu fotografá-lo. A série se chama Elderly Animals e você pode conferir mais clicando no link.
Não só os jovens são bonitos e merecem atenção. Os mais velhos, por sua vez, precisam de muito carinho e cuidados e podem transmitir o mesmo amor de quando eram filhotes. 

“Para alcançar uma sensação de intimidade nestes retratos, eu passo várias horas com os animais que vou fotografar e tento visitá-los várias vezes. Dependendo do animal, eu posso passar uma hora simplesmente deitada no chão ao lado dele antes de clicar uma única foto”. Isa Leshko

Handsome One, Cavalo Thoroughbred, 33 anos
Blue, Kelpie Australiano, 19 anos


Fonte e fotos:

domingo, 18 de agosto de 2013

Receita: Torta de Limão

Difícil encontrar alguém que não goste de uma boa torta de limão. A receita abaixo é leve e prática. Bom apetite!

Ingredientes:
Foto: receitinhas-e-afins.blogspot.com.br

Para a massa:
2 xícaras de farinha
1 xícara de açúcar
1 colher de sopa de fermento em pó
1/2 xícara de água
1/2 xícara de óleo

Para o recheio:
1 lata de condensado de soja
1 caixinha de creme de soja
Suco de limão a gosto
Raspas de limão para decorar

Modo de Preparo:

Massa:
Misture primeiro todos os ingredientes secos e depois acrescente a água e o óleo e mexa bem. Coloque a massa em uma forma pequena e espete toda ela com um garfo. Coloque em forno médio, já pré-aquecido até ficar dourada. Retire do forno e deixe esfriar.

Recheio:
Misture todos os ingredientes e coloque por cima da massa assada e fria. Deixe a torta na geladeira, de preferência de um dia para o outro antes de servir.


Fonte:
ViSta-se

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Você Sabia?

Você sabia que as vacas pulam de alegria quando estão contentes por terem realizado uma tarefa e solucionado um problema? Elas conseguem distinguir até 100 vacas e fazem boas amizades entre elas. Guiam-se pelo chão e se o mesmo estiver inundado não saberão o caminho de volta.

Esses bovinos têm um olfato incrível, podendo sentir cheiros a 10km de distância. São muito amáveis e amigáveis e curiosamente produzem mais leite quando ouvem música e são bem tratadas. 
Uma vaca pode subir escada, mas não pode descer.

Quando perdem seus filhotes, ficam dias chorando a sua perda, que na maioria dos casos ocorre na indústria do leite. Saiba mais aqui.

Foto: www.fanpop.com


terça-feira, 13 de agosto de 2013

Gestação Animal

Hoje em dia com toda a tecnologia que temos, podemos ver o feto na barriga das mães de forma perfeita como se nem estivessem lá dentro. É realmente surpreendente. No site Medicine Net (em inglês), você pode conferir as etapas da gestação de um bebê.

Com os animais também não é diferente. Os profissionais da National Geographic, em parceira com um canal britânico de televisão, realizaram um trabalho fantástico com fotos de filhotes de animais em gestação e fizeram o documentário "Extraordinary Animals in the Womb"

Dessa forma pode-se entender melhor os estágios evolutivos de cada espécie. Os mamíferos possuem uma gestação muito parecida entre eles e no seu início fica difícil diferenciar um feto humano de um cachorro ou elefante, por exemplo. Vale a pena conferir esse documentário. Abaixo as fotos de um leão e golfinho para aguçar a sua curiosidade!
Confira aqui outras imagens e uma prévia do documentário.

 Fotos: www.nationalgeographic.com


domingo, 11 de agosto de 2013

Receita: Quibe

Essa receita rende bastante, portanto reduza-a se preferir. O rendimento é de mais ou menos 50 unidades (com 9cm de comprimento). Os créditos são do blog Alquimia Veg.

Ingredientes: 
Foto: alquimiaveg.blogspot.com

500g de trigo para quibe
4 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (sopa) cheias de sal
1 xícara de salsa fresca picada
1 xícara de alho-poró picado
1 maço grande de hortelã picado
1 colher (chá) cheia de pimenta-do-reino branca
Suco de 1 limão grande
100 ml de óleo ou azeite

Modo de Preparo:

Deixe o trigo para quibe de molho na água por uma hora. Não coloque de molho em água quente, senão o quibe fica mole. Escorra o trigo na peneira e aperte-o com a mão para tirar o máximo de água possível. Coloque numa bacia grande e acrescente os outros ingredientes. Caso esteja ainda muito mole, adicione mais farinha de trigo.
Misture bem com as mãos, modele os quibes no tamanho que desejar e frite-os. Deixe escorrer um pouco e bom apetite!



sexta-feira, 9 de agosto de 2013

A Caça às Focas

O gelo do ártico está desaparecendo. Isso afeta também a sua fauna - dentre outras consequências - e as focas fazem parte da lista. Em 2012 foram inclusas na lista de animais em risco de extinção as focas aneladas e barbudas. Mas não é somente lá e por esse motivo que elas estão desaparecendo.

Foto: oportunidadeagora.org
Na Namíbia, milhares de focas e filhotes são assassinados com golpes na cabeça todos os anos para a exportação de suas peles, genitálias, gordura e carne (para adubos e rações, dizem). Na última temporada de caça foram mortas 85 mil focas filhotes e 6 mil adultas.
Na Angola é a mesma coisa, porém lá dão como razão para a matança, o controle populacional desses animais, pois segundo os pescadores da região, são os responsáveis pelo declínio na quantidade de peixes na Baía dos Tigres. Então as focas são culpadas pelo sumiço dos peixes, que segundo essas pessoas deveriam estar lá para serem pescados e consumidos. Quanta hipocrisia. 
O interessante é que a própria ministra do Meio Ambiente gabou-se dizendo que adora seus sapatos de pele de focas, ou seja, afunda-se na própria mediocridade.

Um massacre a céu aberto muito triste, um mar de sangue. É revoltante ver aqueles pobres animais indefesos sendo brutalmente assassinados. Um golpe é o suficiente para o caçador pegar o foice e começar a tirar a pele da foca, mesmo que ela ainda esteja viva se debatendo. 

Foto: sitebiologico.blogspot.com.br
A União Europeia e Estados Unidos proibiram o comércio de produtos derivados das focas. Porém, a Groenlândia, Rússia, Noruega e o Canadá continuam com a caça, exterminando cerca de 300 mil espécies todos os anos, dentre sua maioria, filhotes. As razões são as mesmas, disfarçadas de ato esportivo. Uma covardia.

Os problemas no mundo de hoje são pessoas como John Efford, ex-ministro da Pesca e Agricultura da ilha de Terra Nova (Oceano Atlântico) que diz:

"Gostaria de ver estes seis milhões de focas mortas e vendidas, destruídas ou queimadas, e não me importo com o que acontece a elas, e quanto mais elas morrerem, mais feliz eu serei".

Por favor, assine AQUI a petição contra a caça às focas e reflita antes de pensar em comprar qualquer artigo de pele de qualquer animal. 


Fonte:
ANDA

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Carne de Proveta

O nome não parece muito apetitoso e com certeza haverá ainda muito a se debater. Foi apresentado em Londres, na última segunda-feira, o primeiro hambúrguer de proveta após cinco anos de estudos e pesquisas, liderados pelo cientista Mark Post da Universidade de Maastricht na Holanda.

Isso significa que haverá menos desmatamento, diminuição do efeito estufa e menos crueldade com o animais nos abatedouros. Imagine você poder comer uma carne de origem animal sabendo que não houve escravidão, sofrimento e morte. Mas será que é válido?

Foto: news.sky.com
O processo é simples. Através de uma seringa, retira-se algumas células da vaca para a cultivação da "carne" e no fim são acrescentados açafrão, farinha de rosca e beterraba para dar sabor, cor e liga para o alimento. 

Com somente algumas células pode-se produzir até dez toneladas de carne e levou mais ou menos três meses para que ficasse pronta. Foi muito bem aceito pelos especialistas que disseram que tem uma ótima textura. Um avanço na ciência.

A previsão é para que em 2023 já estejam circulando nos mercados.

Eu particularmente não acho necessário esse tipo de alimento e se pensar bem, a vaca continua sendo explorada. Se chegaram ao ponto de criar uma carne em laboratório, significa que existem sérios motivos pra isso, para que aos poucos as pessoas mudem seus hábitos alimentares. Citei três deles no início. Por outro lado, como muita gente não se preocupa e nunca deixará de consumir alimentos de origem animal, talvez seja um pouco a favor desse hambúrguer, pois quem sabe um dia as coisas realmente melhorem e os abatedouros aos poucos passem a deixar de existir! Só tem que pensar que isso não resolverá todos os problemas relacionados ao consumo de animais.

“Muita gente considera carne feita em laboratório repulsiva num primeiro momento. Mas se eles soubessem o que acontece nos abatedouros para a produção de carne normal, também achariam repulsivo.”  
Helen Breewood, pesquisadora da equipe e vegetariana.

O vídeo abaixo (em inglês) da uma pequena introdução da apresentação dessa carne revolucionária.




Fontes:

domingo, 4 de agosto de 2013

Receita: Bolo de Chocolate

A receita de hoje é muito conhecida no mundo veg, pois esse é considerado o melhor bolo de chocolate vegano. Sem leite e ovos, fica com uma consistência semelhante ao do brownie porém mais leve. Os ingredientes são simples e a cobertura fica a seu critério, mas tem uma aqui se quiser experimentar.

Foto: www.tocavegana.com (2012)
Ingredientes:

  • Para o bolo:
  • 1 1/4 xícaras de farinha integral
  • 1 xícara de açúcar 
  • 1/3 de xícara de cacau em pó ou alfarroba
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1 xícara de água morna
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 1/3 de xícara de óleo vegetal
  • 1 colher de chá de vinagre branco

Para a cobertura:
1/2 xícara de açúcar
4 colheres de sopa de creme vegetal
2 colheres de sopa de leite vegetal (ou de aveia)
2 colheres de sopa de cacau em pó ou alfarroba
1 colher de chá de extrato de baunilha
Outra opção: 50g de chocolate vegano derretido com um granulado por cima.

Modo de Preparo:

Bolo:
Antes de tudo, pré-aqueça o forno a uma temperatura de 180°C. 
Em um recipiente, misture todos os ingredientes secos e bata bem. Em seguida adicione a água, baunilha, óleo e vinagre e mexa até ficar homogêneo. Unte a forma e coloque no forno por mais ou menos 30 minutos e depois espere esfriar para desenformar e colocar a cobertura.

Cobertura:

Misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo por aproximadamente 5 minutos. Despeje sobre o bolo e finalize com granulado ou coco ralado, como preferir.


Fonte:

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Seu Cão, Seu Professor

Recebi outro dia do meu pai esse texto por email e achei perfeito. Quem tem ou teve cachorro, com certeza se identificará com cada frase. Nada como o cão para nos dar uma lição de vida. 

Texto de Ramiro Rios

Se um cachorro fosse professor, você aprenderia coisas assim:

Foto: anuk.deviantart.com
  • Quando alguém que você ama chega em casa, corra ao seu encontro;
  • Nunca perca uma oportunidade de ir passear;
  • Permita-se experimentar o ar fresco do vento no seu rosto;
  • Mostre aos outros que estão invadindo o seu território;
  • Tire uma sonequinha no meio do dia e espreguice antes de levantar;
  • Corra, pule e brinque todos os dias;
  • Tente se dar bem com o próximo e deixe as pessoas te tocarem;
  • Não morda quando um simples rosnado resolve a situação;
  • Em dias quentes, pare e role na grama, beba bastante líquidos e deite debaixo da sombra de uma árvore;
  • Quando você estiver feliz, dance e balance todo o seu corpo;
  • Não importa quantas vezes o outro te magoa, não se sinta culpado... volte e faça as pazes novamente;
  • Aproveite o prazer de uma longa caminhada;
  • Se alimente com gosto e entusiasmo;
  • Seja leal;
  • Coma só o suficiente;
  • Nunca pretenda ser o que você não é;
E o MAIS importante de tudo...
  • Quando alguém estiver nervoso ou triste, fique em silêncio, fique por perto e mostre que você está ali para confortar.

A amizade verdadeira não aceita imitações!

"E nós precisamos aprender isso com um animal que dizem ser irracional".