quarta-feira, 31 de julho de 2013

Vivissecção: Um Mal Desnecessário

Este é o ato de dissecar animais vivos para estudos.
Muitos cosméticos, produtos de limpeza e higiene e remédios que você usa foram antes cruelmente testados em animais. Várias escolas e universidades também ainda usam esse método ultrapassado de utilizar seres vivos para estudos. Os experimentos são feitos em cachorros, gatos, macacos, sapos, ratos, coelhos... 

Foto: caradeumfocinhodeoutro.blogspot.com
Acredito que o pior de tudo é que não funciona, tendo em vista que diversos medicamentos que foram antes testados e aprovados em animais causaram mortes, doenças e complicações em seres humanos. Achei que seria um pouco óbvio pensar que a medicina humana nunca deveria ser baseada na medicina veterinária. Talvez seja, mas como muitas outras coisas, não é conveniente ($) usar outros métodos de estudo.

Existem diversas formas de pesquisas sem o uso de animais, como por exemplo o uso da placenta, estudos microbiológicos, técnicas de imagens não invasivas, pesquisa clínica e epidemiológica, dentre muitas outras.
Estamos envoltos de tecnologia e já temos programas em 3D, manequins simuladores e cobaias sintéticas que já estão sendo usados em universidades em vários países, inclusive o Brasil. Nos Estados Unidos, cerca de 70% das escolas de medicina não utilizam mais animais. 

Em maio de 2012, ativistas na Itália libertaram 50 cachorros da raça Beagle de um criadouro  que destinava os cães para experimentos científicos. Ainda estão na espera da lei para o banimento da vivissecção. Esse ato acontece em diversos países e pra mim mostra que as pessoas estão se conscientizando cada vez mais e que um dia isso vai ter que acabar.

Acesse o site do PEA e descubra quais são as marcas nacionais e internacionais que não testam em animais. Dessa forma poderá fazer uma compra mais consciente.
Os produtos com um dos selos ao lado são livres de qualquer tipo de crueldade animal, mas isso não significa que os que não têm essa indicação foram testados em animais. Faça sua lista antes de ir às compras!

"... vários vivisseccionistas ainda alegam que o que eles fazem ajuda a salvar vidas humanas. Eles estão mentindo. A verdade é que os experimentos em animais matam pessoas e os pesquisadores em animais são responsáveis pelas mortes de milhares de homens, mulheres e crianças a cada ano." Dr. Vernon Coleman (Membro da Sociedade Real de Medicina, Inglaterra)


Fontes:
PEA
Fbav

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Você Sabia?

Foto: gettyimages
Você sabia que existe um alimento sem lactose, sem glúten, sem cafeína, sem açúcar e com sabor parecido ao do chocolate amargo? Esse milagre se chama alfarroba.

É uma vagem comestível da árvore alfarrobeira encontrada na costa do Mediterrâneo. Depois de torrada e moída, seu pó é usado para substituir o cacau. Com um sabor adocicado, é muito usada nas indústrias de gomas e espessantes. Tem somente 0,7% de gordura e um alto teor nutritivo.

A alfarroba pode ser encontrada em barras ou em pó em lojas de especiarias ou produtos naturais. Vale a pena experimentar e substituir o chocolate de cada dia!



domingo, 28 de julho de 2013

Receita: Quinoa Refogada

A quinoa é considerada um dos alimentos mais completos devido ao seu alto teor nutritivo, incluindo os aminoácidos essenciais, que compõem a proteína animal. 

Foto: www.gourmetvegetariano.com
Ela pode ser refogada e substituída pelo arroz que é a receita de hoje, pode ser servida como salada ou com legumes, ou seja, qualquer receita com quinoa ficará boa!

Ingredientes:

2 xícaras de quinoa
2 xícaras e 1/2 de água
1 cebola picada
1 tomate picado
1/2 brócolis picado a gosto
Sal e pimenta a gosto
Azeite para refogar


Modo de Preparo:

Lave bem os grãos em uma peneira fina. Doure a cebola no azeite e acrescente o tomate picado. Mexa até o tomate desmanchar e adicione a quinoa, o sal e a pimenta e refogue bem.
Coloque 2 xícaras de água e deixe os grãos cozinhar por mais ou menos 10 minutos. Quando estiver quase seco, coloque o brócolis e a 1/2 xícara de água.
Abaixe o fogo e deixe finalizar o cozimento. Sirva ainda quente e bom apetite!


Fonte: 

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Amigos + Protegidos

No última segunda-feira, dia 22/07 tivemos uma grande notícia! Finalmente foi criada uma Delegacia que investigará os maus-tratos contra os animais. O Decreto foi assinado pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin e foi publicado no Diário Oficial no dia 23 de julho.
Foto: blogs.jovempan.uol.com.br

"A criação da delegacia atende a reivindicação de entidades ligadas à luta pela proteção dos animais. A Divisão criada por Alckmin ficará responsável pela investigação de crimes de abusos, maus tratos e demais atos de crueldade contra animais, além de outras infrações contra o meio ambiente cometidas no Estado de São Paulo".

No dia 2 desse mesmo mês, foi aprovado o Projeto de Lei 2833/2011 apresentado pelo Deputado Federal Ricardo Tripoli e tendo a ONG Uipa SP como uma das principais autoras. O PL aumenta as penas dos crimes cometidos contra animais domésticos, no caso cães e gatos e foi aprovado por unanimidade. Agora só precisamos que ele seja aprovado no Plenário da Câmara dos Deputados para que torne-se lei.

As entidades protetoras dos animais estão sempre na luta para que a justiça seja feita e a crueldade acabe. Porém, depende também de cada um de nós, pois as ONGs não conseguem controlar tudo o que está acontecendo. 
Caso presencie um crime contra os animais, DENUNCIE! Acesse a página do PEA para saber como fazer a denúcia e se o crime se enquadra no Decreto Lei 24645/1934 de Getúlio Vargas ou na Lei Federal 9605/98 contra o Meio Ambiente.

Os animais são indefesos e precisam que nós demos vozes a eles. Justiça!


Fonte:

terça-feira, 23 de julho de 2013

Respeitável Público

Quem não gosta de ir ao circo e ver aquele espetáculo com malabaristas, mágicos, equilibristas, palhaços, trapezistas, entre outros. Ah, espera, esqueci daquela atração sempre muito aguardada pelos espectadores - em especial as crianças - a com animais. E lá vem eles pra arena para serem o centro das atenções e receberem aplausos calorosos. Leões, elefantes, tigres, cavalos, camelos, ursos, gorilas, todos escravizados.

Foto: www.italymag.co.uk
O grande problema, é que além de passarem suas vidas enjaulados, sem nenhum contato com a natureza, esses animais sofrem de estresse, maus-tratos e muitas vezes são abandonados. Durante os treinos, são acorrentados e sofrem abuso físico pelos seus treinadores, com pauladas, choques, chicotadas, narizes quebrados e patas queimadas.

O circo já é um espetáculo a parte com artistas que parecem de outro mundo com suas apresentações impecáveis que encantam a todos. Um grande exemplo é o Cirque du Soleil, que não utiliza animais e é uma das companhias circenses mais inovadores e respeitadas da atualidade, tendo já ganho diversos prêmios.

Natasha Breed, produtora da BBC, relatou a triste vida desses animais explorados quando por acaso se deparou com um circo quando estava na França. "Quantos leões, elefantes e outros animais continuarão a ver o mundo por entre as barras de jaulas, sem jamais conhecer a infinitude da vida ao ar livre, na natureza?". Confira aqui essa reportagem completa e muito interessante publicada no site da Anda.

Muitos países já proíbem o uso de animais em circo e mais de 50 cidades do Brasil também. Em 2009, o Projeto de Lei 7291/2006 foi aprovado por unanimidade, porém ainda estamos aguardando uma vitória para virar lei federal. Acesse o site do Animais de Circo e confira quais são os circos sem animais e saiba mais o que acontece quando as luzes da arena se apagam.

"O único animal criativo é o ser humano e é com esse que quero trabalhar." Lyn Heward, Diretora de Criação do Cirque du Soleil.

Sejamos um público respeitável e boicotemos os circos que usam animais. 



domingo, 21 de julho de 2013

Receita: Strogonoff de Palmito

Pelo menos aqui na minha casa, muitos domingos são sinônimos de strogonoff. Como alternativa, apresento aqui a receita de palmito do blog Receitas do Boi

Foto: receitasdoboi.blogspot.com.br
Ingredientes:

1 vidro (550 g) de palmito picado
2 xícaras de polpa de tomate
1 xícara de cogumelo
1 colher (sopa) de catchup
1 colher (sopa) de mostarda
1/2 xícara de água
Cebola e Alho picados para refogar
100 g de creme de leite de soja
Cebolinha a gosto

Azeite


Modo de Preparo:

Refogue no azeite a cebola e o alho e quando dourar, acrescente o palmito picado e os cogumelos. Deixe em fogo baixo por aproximadamente cinco minutos e mexa delicadamente para o palmito não desmanchar. Acrescente a polpa de tomate, a mostarda, catchup e a água. Acerte o sal e deixe cozinhar em fogo baixo por 10 minutos. 
Desligue o fogo e acrescente o creme de leite de soja e a cebolinha. Agora é só juntar com o arroz  de sua preferência (eu gosto do integral), completar com a batata frita ou palha e saborear!

*Dica: para não ficar aquele sabor um pouco azedo do palmito, lave-o bem antes.


sexta-feira, 19 de julho de 2013

Lisa, a Vegetariana

Acredito que muita gente saiba e tenha visto pelo menos uma vez um dos seriados mais longos e aclamados nos Estados Unidos, The SimpsonsCaso seja novidade para você, a Lisa Simpson se tornou vegetariana em um dos episódios da série em 1995. Para descontrair um pouco, coloquei abaixo esse episódio.

Foto: rochester.motomix.com
No começo me sentia como a Lisa, depois aprendi aos poucos a conviver e a tolerar determinados comentários, mesmo quando muitas vezes não sou respeitada. Como o Apu diz, "não é fácil ser vegetariano".

*Uma curiosidade: Paul e Linda McCartney só aceitaram participar do episódio se Lisa continuasse vegetariana durante o resto da série.

Nome OriginalLisa the Vegetarian
Data: 15/10/1995 (7ª temporada, episódio 05)
Diretor: Mark Kirkland
Escritor: David S. Cohen





Fonte vídeo:

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Proteção às Florestas

17 de julho - Dia de Proteção às Florestas

Foto: www.brasil.gov.br
Esse é mais um dia de reflexão e conscientização sobre a atual situação das nossas florestas. Digo "nossas", porque 60% da floresta Amazônica situa-se no Brasil e é a floresta fluvial mais rica em biodiversidade de espécies animais e vegetais. 
A Mata Atlântica, que estende-se por 17 estados brasileiros, concentra sete das nove bacias hidrográficas brasileiras, sendo uma das áreas mais ameaçadas do planeta e decretada em 1988 Reserva da Biosfera e Patrimônio Nacional.

As florestas são extremamente importantes e sua destruição libera o carbono presente na vegetação, ajudando no aumento do aquecimento global, além de toda a perda da biodiversidade como os rios, as plantas e os animais.
Ajude e divulgue:
  • Faça ecoturismo consciente: não jogue lixo na mata ou nos rios;
  • Utilize papel reciclável e controle seu consumo;
  • Não faça fogueiras na região das matas pois pode se alastrar e causar incêndios;
  • Não solte balões e fogos de artifícios em mata aberta ou próximo, pois o vento pode levá-los às áreas verdes;
  • Não desmate, plante!

Assine aqui a petição contra o desmatamento e saiba mais o que ele tem feito às florestas e o que pode ser feito para evitá-lo.

Preserve nosso verde!


Fontes:

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Você Sabia?

Você sabia que existem cervejas veganas? 

Alguns fabricantes ainda utilizam uma forma arcaica de clarificação de algumas bebidas como a cerveja e o vinho. O produto que serve como matéria-prima é o isinglass, uma forma de colágeno (também conhecido como cola-de-peixe) retirado da bexiga natatória de alguns desses animais.

Foto: brewmash.com
Felizmente, até onde se sabe, as cervejas brasileiras não utilizam desse processo, sendo totalmente livres de qualquer produto de origem animal.
A famosa Duff Beer, cerveja de Homer Simpson que já circula em algumas cidades do Brasil, é 100% vegana, enquanto a famosa Guinness, não.

Acesse o site Barnivore (em inglês), confira a lista das bebidas vegan friendly e saiba qual escolher!


Fonte:

domingo, 14 de julho de 2013

Receita: Bolinho de Chuva

Uma receita mais doce para esse domingo com uma dica para dar um sabor a mais no seu bolinho.

Foto: cozinha-da-bruxa.blogspot.com.br
Ingredientes:

2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
200 ml de leite de coco
2 colheres (sopa) de azeite
3 colheres (chá) de fermento químico em pó
1 pitada de sal
Óleo para fritar
Açúcar e canela para polvilhar
Rodelinhas de banana (opcional)


Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes secos em uma tigela grande. Em outro recipiente, misture o leite de coco e azeite. Junte tudo e misture até a massa ficar homogênea. Se ela ficar muito dura, adicione algumas colheradas de água.

Uma dica boa caso seja fã de banana: esse é o momento para adicionar suas rodelas na massa. Com o auxílio de duas colheres, retire pequenas porções de massa com uma rodela de banana em cada uma e cuidadosamente coloque no óleo quente. O ideal é que o óleo cubra os bolinhos, mas pode ser só até a metade deles e depois que estiverem dourados você vira para dourar do outro lado. 

Retire os bolinhos do óleo, escorra sobre papel toalha e depois passe-os pelo açúcar com canela. Coma enquanto ainda estão quentinhos, é mais gostoso!


Fonte:

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Dia da Pizza

10 de julho - Dia Nacional da Pizza

Nada melhor que uma receita criativa pra comemorar esse dia, mas antes, um pouquinho de como tudo começou.

O Dia da Pizza teve origem no bairro paulistano de imigrantes italianos, o Brás, em 1985. Nessa data houve um evento estadual em que seriam julgadas as 10 melhores receitas de pizza de mozzarella e margherita. Devido ao sucesso, o secretário de turismo Caio Luís de Carvalho instituiu a data como o Dia da Pizza.

Apesar da fama de melhor pizza do mundo ser dos italianos (devo admitir que é verdade), sua criação teve início com os egípcios e gregos quando misturavam a farinha com água e depois, quando chegou em Nápoles é que começaram a criar aos poucos a pizza que conhecemos hoje. Aliás, foi lá que se originou o nome que vem do latim, picea, que indicava um disco de massa assada com ingredientes por cima.

Agora a melhor parte que é a receita: Pizza em Cone

Antes de tudo, faça com forra-fogão (marmitex também serve) um cone para que a massa seja colocada e modelada sobre ele. Corte-o ao meio em diagonal formando um triângulo e grampeie as bordas. Abaixo uma foto para ficar mais claro. 

Ingredientes:

Foto: servegana.blogspot.com.br
Para a massa: 
200g de farinha de trigo
5g de fermento biológico
10g de açúcar
Sal e pimenta a gosto
150ml de cerveja (temperatura ambiente)

Para o recheio:
Tomates picados
Mandiokejo ou algum outro queijo de sua preferência
Ervilhas
Milho refogado
Palmito picado
Orégano
Cogumelo picado refogado

Modo de Preparo:

Numa vasilha, coloque o fermento, o açúcar, o sal e pimenta. Mexa bem, acrescente a cerveja e mexa novamente até dissolver os ingredientes. Quando estiver homogêneo, acrescente a farinha e continue mexendo até virar uma massa. Amasse de leve com a mão para que fique lisa e feche a vasilha com papel filme. Deixe descansar por 50 minutos.

Foto: servegana.blogspot.com.br
Abra pedaços de massa com o rolo e coloque sobre os cones cortando com a tesoura o excesso de alumínio. Asse de cabeça para baixo por 15 a 20 minutos em forno a 180°C até dourar levemente.

Retire do forno e após esfriar um pouco tire o alumínio com cuidado para não quebrar. Junte todos os ingredientes do recheio em uma vasilha para mexer bem e depois com uma colher, encha o cone pré-assado até a boca. Coloque-o na grelha do forno em pé por 8 a 10 minutos para o queijo derreter.
Está pronto!!

*Os cones podem ser feitos manualmente ou se preferir, pode comprar em alguma casa de culinária.
**A cerveja é utilizada para deixar a massa mais crocante e diminuir seu tempo de descanso.




Fontes:

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Yoga e o Alface

A relação entre o Yoga e o vegetarianismo é de fato interessante. É mais do que somente um exercício para o corpo físico, é uma filosofia de vida.

O próprio Dalai Lama prega o vegetarianismo, mas não o impõe. Ele diz: "Não vejo razão alguma pela qual os animais devam ser mortos para servir de alimento aos homens quando existem tantas alternativas. Afinal de contas, o homem pode viver sem carne". 

Foto: cachorroamigodohomem.blogspot.com
O Yama de Patanjali (voto de autorrestrição) mais conhecido, o "ahimsa" (não violência) diz que a busca da felicidade não deveria ser através do sofrimento alheio. Lembrando que essa violência também engloba a destruição do meio ambiente, oceanos, animais, enfim, todo o nosso Planeta, uma vez que todos nós estamos em sintonia.

Muitos praticantes de Yoga são vegetarianos não só pela saúde, mas por considerarem a carne impura, sendo um alimento que estimula a inércia, chamado de "tamásico". Segundo a tradição hindu, tudo que ingerimos faz parte da construção do corpo físico, por isso a importância da qualidade das espécies de alimentos.

Na doutrina do Buda, o principal mandamento moral é o de não fazer mal a outros seres sencientes, o que inclui não matá-los. 
No Yoga hindu, por exemplo, o vegetarianismo é fundamental por esse mesmo princípio. Dessa forma, a pessoa consegue atingir a iluminação, a pureza da alma.

O medo e sofrimento sofrido pelos animais na hora de sua morte também é transmitido para sua carne, que ao ser ingerida, fará parte também de nossos corpos. Uma vez eu ouvi que se o ser humano não ingerisse carne, o mundo seria diferente desde o início, não havendo tantos homicídios, crueldade e ódio por parte das pessoas. Eu gosto de acreditar que isso é verdade.

"Se você tem um corpo, então o Yoga é pra você". (B.K.S. Iyengar)


Fontes:

domingo, 7 de julho de 2013

Receita: Almôndega de Abobrinha

A abobrinha é meu legume favorito e como sempre gostei de almôndegas antes de me tornar vegetariana, resolvi juntar o útil ao agradável com essa receita do blog Receitas do Boi.

Ingredientes:
Foto: Receitas do Boi

2 abobrinhas italianas grandes
Aveia em flocos finos
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola pequena
Alho picado
Cheiro-verde a gosto
Sal a gosto

Modo de Preparo:

Corte a abobrinha em rodelas e cozinhe até que fiquem bem macias. Após cozinhar, amasse com um garfo até chegar a uma textura de “papinha” e aperte para retirar o excesso de água.

Corte a cebola bem miudinha e reserve. Misture na abobrinha amassada, a cebola, o alho batido, o cheiro-verde e o azeite. Vá acrescentando aos poucos a aveia em flocos finos, até que essa “massa” fique consistente (é normal grudar na mão mesmo estando firme), acerte o sal e faça as bolinhas do tamanho que desejar. 

Frite em óleo quente ou asse em forno médio até que fiquem ligeiramente douradas. Sirva com molho de sua preferência.


quinta-feira, 4 de julho de 2013

Desmatamento

Um assunto de extrema importância que não pode passar desapercebido. Um dos maiores problemas que o Planeta Terra enfrenta é o desmatamento das florestas. Parece difícil de acreditar, mas a pecuária tem parte nisso e o Brasil é um dos grandes responsáveis.

Abaixo alguns dos 30 motivos para preservar as florestas no Brasil, citados pelo Greenpeace BR. Confira aqui a lista completa e pense no que você pode contribuir para mudar esse triste cenário que estamos vivendo.

  • O Brasil abriga 20% de todas as espécies do planeta.
  • A Amazônia ocupa metade do Brasil e abriga 2/3 de todo o remanescente florestal brasileiro atual.
  • Já perdemos cerca de 20% da Amazônia, o limite estabelecido por lei.
  • Por ano, perde-se 713 km2 de Pantanal.
  • O Brasil é o  maior emissor de gases de efeito estufa, que provocam o aquecimento global, principalmente porque desmatamos muito.
  • A pecuária ocupa cerca de 200 milhões de hectares, quase 1/4 de todo o Brasil. Boi ocupa mais espaço que gente. E isso porque a produtividade da pecuária no Brasil é muito baixa: 1 boi por hectare. Dá pra triplicar o rebanho sem desmatar.
  • Um terço de todo o rebanho bovino brasileiro está na Amazônia, onde 80% da área desmatada é ocupada com bois. Ali há 22,4 milhões de hectares de pastagens abandonadas e degradadas, ou uma Grã-Bretanha, que poderiam ser reaproveitadas. Só não são porque derrubar é mais barato.

Informe-se, pesquise, assista a vídeos e reflita como você poderia contribuir diretamente para o fim do desmatamento. Triplicar o rebanho sem desmatar é uma saída, mas a exploração animal continuará. Seja vegano.

Assine a petição abaixo pelo Desmatamento Zero e faça a diferença!





terça-feira, 2 de julho de 2013

Você Sabia?


Você sabia que enquanto estão chocando seus ovos, as galinhas se comunicam com seus filhotes e vice e versa? Assim como os porcos, são mais inteligentes que cães e gatos.  Elas têm capacidade para resolver problemas, autocontrole e sempre que aprendem algo novo compartilham com o resto do grupo.

Foto: blog.friendseat.com
São um dos animais mais domesticados do mundo e estão sempre alertas na vinda de um predador, mas são bem individualistas quando se trata de seus ninhos e podem até roubar ovos alheios.

Cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington, EUA divulgaram em 2004 que 60% dos genes das galinhas são iguais aos dos seres humanos, ou seja, tivemos um ancestral em comum. 




Fontes:
Friends Eat (foto)