domingo, 30 de junho de 2013

Receita: Guacamole

Esse prato tipicamente mexicano é ótimo em qualquer época do ano. Pode ser servido com os famosos salgadinhos de milho como petisco ou como parte de uma refeição. Caso resolva fazer um jantar mexicano fica também uma delícia nas tortillas com o feijão!

Ingredientes:

1 abacate
1 tomate médio picado em cubinhos
1/2 cebola picadinha
1 colher de sopa de azeite de oliva
1 colher de sopa de suco de limão (ou a gosto)
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Tire o caroço do abacate, sua casca e amasse tudo com um garfo até virar uma pasta. Coloque aos poucos os outros ingredientes e misture bem. Se preferir, deixe um pouco na geladeira. Lembrando que esta é uma receita salgada e um pouco picante.
Algumas pessoas gostam de utilizar a própria casca do abacate com recipiente. É um dica diferente.

Foto: estilovegan.com.br


Fonte (foto):

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Nos Bastidores dos Rodeios

Ah, os rodeios! Uma diversão garantida para o público adulto e infantil, menos para os animais.

Por muitos anos eu acreditei que aqueles bois, cavalos ou touros eram animais ferozes, indomáveis pois se comportavam como tais, pulando o tempo todo tentando derrubar o peão. 

Foto: serveg.blogspot.com.br
Mas não é bem assim. Esses animais são submetidos a dor e estresse, por isso pulam daquele jeito. Sofrem maus-tratos antes, durante e depois do evento. Mas porque eles agem daquela forma quando abrem-se as porteiras? 

Antes de tudo, é amarrado ao redor do corpo do animal (sobre o saco escrotal) o sedenho, feito muitas vezes de couro e o mesmo é puxado com força na hora do "show".
São usados também objetos pontiagudos e choques elétricos. Quanto mais dor, melhor o espetáculo.
Os que estão mais velhos e cansados levam golpes e marretadas na cabeça causando convulsões.

Além disso, existem outras competições cruéis e uma delas é a chamada "laçada do bezerro", em que deve-se laçar e jogar com força o filhote no chão. Se não morrem instantaneamente, podem quebrar patas, medula espinhal, romper ligamentos e órgãos internos, dentre outros ferimentos. Normalmente usam animais de até 40 dias de vida. 

Em algumas cidades como Campinas, Sorocaba e Porto Alegre por exemplo, foram banidos os rodeios e algumas outras estão se encaminhando para essa vitória. Existe uma lei federal, a 10.159 de 17 de julho de 2002 que proíbe os maus-tratos aos animais e é nela que muitos ativistas se baseiam para a luta contra eventos violentos, covardes e especistas como os rodeios, vaquejadas  e as  touradas.
Confira aqui algumas cidades que já proíbem a prática geral dos rodeios.

O Projeto de Lei 2086/2011 apresentado pelo deputado federal Ricardo Trípoli, que proíbe a perseguição e laçadas de animal ainda está  aguardando encaminhamento. Se aprovado, salvará a vida de muitos! 


Fontes:

terça-feira, 25 de junho de 2013

O Mito do Leite

Você também já ouviu que o leite é essencial em todas as fases da vida? Eu me pergunto: se realmente fosse indispensável, teríamos que beber leite materno para sempre, não?

Já parou pra pensar que uma fêmea (incluindo as mulheres) precisa estar grávida para produzir leite? Levando em conta que as pessoas bebem leite de vaca, isso significa que a vaca deve estar sempre grávida, certo? Pois é isso mesmo.

O ser humano é o único animal que toma leite (de outro animal ainda) enquanto adulto. Para que isso aconteça, as vacas são submetidas à inseminação artificial para que fiquem grávidas o tempo todo durante toda a sua vida ou a tratamentos de hormônio, para que simule uma gravidez e produza uma quantidade muito maior de leite. Depois disso, quando não aguentam mais, vão para os abatedouros virar alimento. Agora uma pergunta importante:
Foto: Amerios
- Mas esse leite é mesmo saudável?

Vamos lá. Tendo como exemplo a maior fazenda de produção de leite no Brasil, a Fazenda São José, que produz o leite Fazenda Boa Vista, vou colocar alguns dados deles abaixo para tirar as conclusões finais.


Produção de leite: 65 mil litros/dia
Vacas em lactação: 2.430 cabeças
Média de produção/vaca/dia: 26 litros
Rebanho total: 6 mil animais


Tendo em vista que cada vaca dessa fazenda produz por dia 26 litros de leite, sendo que sem a intervenção humana o normal seria 3 litros por dia, o que você conclui? 

Essas grandes fazendas utilizam uma aparelhagem de última geração e as vacas passam a ser máquinas de fazer leite. Para que isso seja possível, elas ficam "ligadas" a um aparelho de sucção. Isso causa mastite (inflamação e infecção das mamas) devido a extrema manipulação das mesmas e é passada para o leite.

Como consequência, o leite de hoje em dia contém pus (das inflamações), grande quantidade de hormônios, sangue, colesterol e antibióticos inseridos nas vacas por causa das infecções. Esse leite pode causar doenças como esclerose múltipla, câncer, acne, asma, osteoporose, problemas cardíacos, entre outros. 
Além de tudo, o bezerro é separado da mãe algumas horas após seu nascimento. Os machos muitas vezes viram vitela e as fêmeas passam a ser as novas escravas da indústria. Enquanto isso, as mães choram por dias a perda de seus filhotes. 

Para completar, a quantidade de cálcio e proteínas encontrada nos leites é muito inferior a de outros alimentos ou outras alternativas como leite de soja, amêndoa, aveia, entre outros.
Não caia mais nesse mito. Mude seus hábitos, seja mais saudável e ajude esses animais, é tudo uma questão de adaptação.

O blog do Dr. Victor Sorrentino possui dados bem precisos e alarmantes sobre os problemas de saúde provenientes da lactose. Vale a pena conferir.

"Cada litro de leite comercializado no Brasil, pode conter, por lei, até 600 milhões de células somáticas, conhecidas como pus". Milk Point

"Estudos demonstram que leite de vaca não protege humanos contra faturas ósseas do modo como nos foi ensinado. De fato, o alto consumo pode aumentar o risco de fratura".
Freskanich,D. et al. Milk, dietary calcium and boné fractures in women: a 12-year prospective study. AJPH 87 (1997): 992-997.


Outras Fontes:
Amerios (foto)

domingo, 23 de junho de 2013

Receita: Shimeji

Não existe nenhum segredo para preparar esse delicioso cogumelo asiático. Vai bem sozinho, com spaghetti ou algum acompanhamento como o arroz ou legumes, por exemplo.
Para quem mora em São Paulo, é fácil encontrá-lo no bairro da Liberdade nas lojas de especiarias, que além de tudo possuem um preço bem mais acessível.

Foto: blogagoraquecasei
Ingredientes:

200g de Shimeji (1 bandeja pequena)
Azeite de oliva
Alho picado
Molho shoyu

Modo de Preparo:

Lave o shimeji em água corrente e separe os talos. Refogue o alho picado com um pouco de azeite de oliva e jogue o shimeji. 
Ele solta bastante água, então deixe-o cozinhando por mais ou menos 10 minutos ou até toda a água secar, o que acontecer primeiro. Coloque o molho shoyu e misture bem. Se preferir, pode acrescentar também cebolinha picada. 
Pronto, agora é só saborear.

*A quantidade de cada ingrediente deixo a cargo de cada um, pois fiz "a olho" de acordo com a quantidade de shimeji que estava cozinhando.

Confira aqui o teor nutritivo desse cogumelo comestível.


Fonte (foto):
Blog Agora Que Casei

sábado, 22 de junho de 2013

Peludos Unidos

Hoje é um dia movimentado para os peludos, com feiras de adoção e manifestação:

Manifestação

https://www.facebook.com/Desabandone
Contra os Maus-Tratos
LOCAL: Masp, Avenida Paulista - SP
HORÁRIO: 11h30 
PROTESTO: Foco no caso de maus-tratos aos cachorros em Sta Cruz do Arari, PA a comando do prefeito Marcelo Pamplona.

Feira de Adoção

LOCAL: Emporium São Paulo - Avenida Jurema, 271 - Moema, SP
HORÁRIO: 10h às17h

LOCAL: Pet Square - Praça Sta Terezinha, 132 - Tatuapé, SP
HORÁRIO: 10h às 16h
*Doações de medicamentos, cobertas e rações serão muito bem vindas

ONG: SOS Vida Animal e grupo de apoio Projeto Sete Vidas
LOCAL: Catuaí Shopping (estacionamento) - Zona Sul de Londrina, PR
HORÁRIO: 10h às 17h
*Para adotar, apresente documento com foto e comprovante de residência.

Lembrando que todos os animais que estão para adoção já vão para a casa nova castrados, vacinados e vermifugados.

Vamos participar e divulgar! Todos os animais merecem um lar e respeito. 


quinta-feira, 20 de junho de 2013

Olhar Animal

Caso ainda não tenham visto por aí, o fotógrafo espanhol Oscar Ciutat resolveu um dia tirar fotos dos animais no zoológico de Barcelona. Mas não eram aquelas fotos comuns que os turistas tiram, foram focadas nos olhares daqueles pobres animais que vivem presos, longe do seu habitat natural.

Ele diz que quando prestou atenção, teve a sensação de que estavam tristes e pensou se os olhos são as janelas da alma também dos animais. Esse projeto fotográfico se chama "Caged" e você pode conferir todas as fotos tiradas. São de fato marcantes e retratam vários animais como elefante, ovelha, girafa, zebra entre outros. Eu fiquei tentando imaginar o que eles estavam sentindo naquele momento, se realmente são felizes ou não. Eu acho que não.

Foto: oscarciutat.com/project/caged/

terça-feira, 18 de junho de 2013

Você Sabia?

Você sabia que os porcos são mais espertos que cães e gatos e têm uma inteligência equiparável a de uma criança de 3 anos? Eles entendem como funcionam os espelhos!

São animais independentes, alegres, carinhosos, sociáveis e muito limpos. Eles adoram estar rodeados por pessoas e outros animais e quando dormem, procuram ficar bem unidos, chegando às vezes a se aconchegar com outras famílias de porcos para expandir o grupo.

O canal Animal Planet, da Discovery, fez uma matéria sobre "Os 5 Animais Mais Inteligentes do Planeta". Adivinha quem está no topo da lista deles? Confira aqui a matéria completa.

Foto: Wallpapers Planet



Fontes:

domingo, 16 de junho de 2013

Receita: Paella

Decidi postar essa receita hoje, pois além de ser uma delícia é fácil de fazer. Sendo a única vegetariana da casa, achei que fosse sobrar bastante, mas não, todo mundo repetiu e acabou em pouco tempo. Testada e aprovada!

Ingredientes:
Foto: tovegetariando.blogspot.com.br

1/3 de xícara (chá) de azeite
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
2 talos de salsão picados
2 cenouras cortadas em cubo
1 abobrinha cortada em cubos
1 pimentão vermelho sem sementes picado
1 xícara (chá) de arroz
3 xícaras (chá) de caldo de legumes
1 colher (café) de açafrão
2 tomates sem pele e sem sementes picados

1/2 xícara (chá) de vinho branco a gosto
Ervas frescas a gosto

Modo de Preparo:

Em uma frigideira grande aqueça o azeite. Frite a cebola, o alho e junte o restante dos vegetais e misture. Adicione o arroz, o caldo de legumes e o açafrão. Quando começar a secar, adicione o vinho (se quiser), o tomate e as ervas (se quiser). Cozinhe por mais dois minutos e sirva em seguida.
A receita rende mais ou menos umas 4 porções e leva de 30 a 45 minutos para ficar pronta.


Fonte:

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Suplemento

Uma tópico interessante que eu no início me perguntava. Se a alimentação vegetariana é saudável, porque muitas pessoas precisam tomar suplementos como o B12, por exemplo. No site do Vista-se achei uma explicação.

Foto: vivabem.band.uol.com.br
"A vitamina B12 é produzida por bactérias. Com um estilo de vida moderno, o nosso consumo dessas bactérias foi drasticamente reduzido, o que é ótimo, pois com isso, deixamos de consumir também as bactérias que podem causar doenças. Já os animais não-humanos continuam a consumir água e alimentos não-esterilizados, ciscam o chão, lambem o corpo, etc., o que lhes garante a ingestão das bactérias produtoras da vitamina. Logo, não é a dieta vegetariana que não é natural à espécie humana, mas sim a espécie humana que vive em um ambiente que não lhe é natural.


O fato de a suplementação da vitamina B12 ser necessária em uma dieta vegetariana não significa que a dieta vegetariana não seja natural à nossa espécie. Significa apenas que a nossa espécie está demasiadamente distante do ambiente natural no qual evoluímos, onde a vitamina B12 era suprida pelo consumo frequente de bactérias presentes na água e nos alimentos. Por esse motivo, para contrapormos um problema causado pela modernidade, uma solução igualmente moderna é necessária e essa solução é a suplementação da vitamina."

Dr. George Guimarães
Nutricionista especializado em dietas vegetarianas (CRN-3 7708)

Fontes:
Viva Bem (foto)

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Aprovada a Proposta do PL6448/2009

Estamos perto de uma vitória! 

Foto: Avaaz.org
Hoje, dia 12 de junho, o Congresso Nacional junto à Comissão de Defesa do Consumidor aprovou com 7 votos o PL6448/2009, que dá ao consumidor o direito também de saber se os produtos comercializados têm ou não ingredientes de origem animal.

O Deputado Federal Ricardo Izar Jr. citou diversas vezes os vegetarianos e veganos e como é importante para eles saberem o que estão consumindo. Além de defender essa proposta, também ressaltou a indicação nas embalagens se houve uso de agrotóxicos na produção do alimento.
Esse PL de autoria de Sarney Filho, inicialmente pedia somente que as embalagens apresentassem o uso ou não de agrotóxicos em todos os produtos. No final de 2012, o Deputado Federal Ricardo Izar Jr. fez uma emenda no PL para que também fossem colocadas as informações sobre o uso ou não de produtos de origem animal.

Segundo a Câmara dos Deputados, foram 7 votos a favor, 3 contra e uma pessoa não votou. Veja aqui o quadro com os nomes dos parlamentares.

Essa proposta segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça e pode virar lei. Para ajudar, assine a petição online que será entregue ao Congresso Nacional acessando o Avaaz.Org
*O PL 5199 foi apensado ao PL6448 por ter um teor parecido e precisamos também de sua aprovação.

Para saber mais, acesse: http://www.PL5199.com.br/

É importante para todos os consumidores - vegetarianos ou não - saberem a proveniência dos alimentos que estão adquirindo. 


Fonte:

terça-feira, 11 de junho de 2013

Mimi Kirk

Você já ouviu falar da Mimi Kirk? 

Foto: The We Conference
Autora de "Live Raw", nasceu em 23 de setembro de 1938 (sim, ela tem 74 anos) na cidade de San Diego nos Estados Unidos e tornou-se vegetariana aos 32 anos tendo como motivação principal os animais. "É muito triste a forma como eles são tratados pela indústria e nós não precisamos de produtos animais na nossa dieta”, diz.

Com o tempo foi cortando de sua dieta ovos e laticínios e aos 69 anos passou a ter uma alimentação baseada somente em frutas e vegetais, a chamada raw food vegan diet. Atualmente faz diversas palestras e já deu várias entrevistas passando para as pessoas um pouco do seu estilo de vida e experiência. Em 2009 recebeu o título de vegetariana mais sexy acima dos 50 anos pelo PETA.


Seu website oficial: http://youngonrawfood.com/

Abaixo uma entrevista (em inglês) aos 70 anos onde fala um pouco da sua dieta.




Fontes:

domingo, 9 de junho de 2013

Receita: Alfajor


Domingo é dia de receita! Uma vez por semana postarei uma receita diferente, sempre vegetariana e pra começar, como sou chocólatra assumida, escolhi a do alfajor feita com chocolate amargo do blog La Chica Vegana.

Foto: La Chica Vegana
Ingredientes:

Para o bolo:
2 xícaras de açúcar mascavo
1/4 de xícara de óleo
3 xícaras de farinha de trigo integral
1/2 xícara de cacau em pó
1 colher (chá) de sal
1 xícara de água natural
2 colheres (chá) de fermento em pó

Para a montagem:
1 pacote de biscoito maria vegano (leia o rótulo)

Para a cobertura:
500 g de chocolate fracionado meio amargo, sem leite.


Modo de Preparo (bolo): 

Misture primeiro o açúcar e óleo, só para o açúcar ficar mais uniforme. Depois, na mesma sequência que estão listados os ingredientes, misture-os como preferir (eu misturei com uma colher de pau). Leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 50 minutos. Não se preocupe muito com sua aparência, pois vamos destruí-lo para que sirva de recheio.

Recheio:
Depois que o bolo estiver frio, esfarele com a mão mesmo: amassa tudo e esmigalha. Você pode juntar um pouco de ganache ou derreter chocolate para juntar a essa massa. Reserve.

            Montagem:
Foto: La Chica Vegana
Pegue porções do recheio e coloque entre dois biscoitos, como na foto ao lado. Cuidado para não apertar muito para não quebrar os biscoitos (as marcas Marilan ou Aymoré, por exemplo, não contém ingredientes de origem animal).

Cobertura:
Derreta o chocolate em banho-maria e mergulhe um alfajor de cada vez com a ajuda de dois garfos (um para segurar e outro para limpar) e tire o excesso de chocolate. Vá colocando e cima de um papel alumínio e deixe secar por alguns minutos. 
Depois leve à geladeira por no máximo 15 minutos para dar uma endurecida e está pronto!

*Dicas: Procure não deixar cair água no momento do preparo ou terá que ser refeito. O chocolate usado nessa receita foi o Harold. Caso não o encontre, os produtos da Olvebra também não têm lactose.


sábado, 8 de junho de 2013

Oceanos

08 de junho - Dia Mundial dos Oceanos

Mais de 70% da superfície terrestre é formada pelos oceanos, somando 97% da água do planeta. São responsáveis por diversas espécies e reservas minerais.
O dia mundial dos oceanos vem sendo comemorado desde 2009 quando reconhecido de suma importância para o nosso Planeta.

Foto: tovegetariando.blogspot.com.br
Segundo o pesquisador José Luiz Azevedo, coordenador do curso de Oceanologia da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), “Está muito claro que os oceanos têm uma grande importância ecológica, econômica, política e sociocultural. Os oceanos são um ponto crítico até para a sobrevivência da espécie humana e de todos os seres vivos no nosso planeta. Os oceanos são fundamentais. Eles regulam o clima, nos proporcionam alimentação. E grande parte da população mundial vive na zona costeira. As grandes cidades do mundo estão todas na costa, em contato direto com o oceano”.

Fatores como a pesca excessiva, poluição (como plásticos, por exemplo) e mudanças climáticas são os maiores agravantes para a extinção da vida marinha que parece estar cada vez mais próxima. Vamos ajudar a proteger nossos oceanos e seu ecossistema.

"Nós não podemos viver neste planeta com os oceanos mortos. Se nossos oceanos morrerem, nós morremos" Paul Watson, Fundador da Sea Shepherd.


Fontes:
Agência Brasil (artigo de 08/06/13)

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Vegetariano x Vegano


Uma dúvida que eu tinha e sei que muitos ainda têm. Qual a diferença entre o vegetariano e o vegano?
O vegetarianismo - do latim vegetus que significa vivo - é uma dieta, um regime alimentar que exclui alimentos de origem animal, baseando-se no consumo de alimentos de origem vegetal. Porém o termo é segmentado para diferenciar as pessoas que têm uma "alimentação estrita" das que consomem ovos e derivados.

Fiz uma tabelinha simples para explicar os tipos de vegetarianos:

TIPO DE DIETACARNES EM GERALOVOSLATICÍNIOS
OvolactovegetarianoNÃOSIMSIM
LactovegetarianoNÃONÃOSIM
OvovegetarianoNÃOSIMNÃO
Vegetariano EstritoNÃONÃONÃO

O veganismo - deriva do veg(etari)anismo é uma filosofia de vida na qual defendem e lutam pelos direitos dos animais. Além de serem vegetarianos estritos, também são normalmente ativistas e não contribuem com nenhum tipo de crueldade animal, como por exemplo:
  • Utilizar qualquer artigo em pele, couro, lã, camurça, seda, pérolas, penas, plumas, marfim, ossos, etc.;
  • Uso de produtos que tenham sido testados em animais, podendo ser de limpeza, higiene, medicamentos ou cosméticos;
  • Não frequentam zoológicos, circos com animais, touradas, vaquejadas, corridas e rodeios, pois esses estabelecimentos, além de retirarem os animais de seu habitat natural, implicam em sofrimento, escravidão e aprisionamento;
  • São contra à pesca, caça e vivissecção.

Foto: Kale University

Todo o vegano é um vegetariano estrito, mas nem todo o vegetariano estrito é necessariamente vegano. 
Existem diversas formas de se tornar um ativista, podendo tanto se manifestar dentro de casa através da internet quanto ir às ruas de forma pacífica para conscientizar as pessoas e pedir pelo fim da crueldade. Entre em contato com as ONGs para maiores informações.


Fontes: 

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Você Sabia?


Você sabia que a gelatina é feita de ossos, tendões e pele de animais?
Como alternativa, podemos encontrar nos mercados as gelatinas vegetais, que são feitas à base de polissacarídeos extraídos de algas.

*Dica: para acelerar a preparação, adicione cubos de gelo depois de dissolvida e mexa bem.


Fontes:
Sabores PTG (foto)

Horta Vertical


Que tal ter a sua própria horta em casa? Hoje em dia, mesmo que você more em apartamento, pode fazer uma hortinha, como a vertical por exemplo. Existem diversas formas de você cultivar seus próprios temperos ou hortaliças.

Encontrei um exemplo que gostei bastante pois é fácil, prático e reciclável. Utiliza-se garrafas PET, corda ou arame e pronto, é so montar. Se quiser deixar com uma aparência mais divertida, pode pintar ou decorar. Além de ser vertical, é também suspensa.

Alguns tipos de planta com raízes curtas ideais para esse plantio: cebolinha, salsa, coentro, alface, pimentão, tomate-cereja, morango, couve-folha, rúcula, alecrim, sálvia, orégano, manjericão e calêndula.

Material:
  • Garrafa PET vazia de 2 litros;
  • Tesoura;
  • Corda, varal ou arame;
  • Terra;
  • Mudinha.

Foto: Ecoplantar
Modo de Fazer:

Corte a garrafa PET e faça quatro furos: dois nos dois lados na parte de cima e dois nos dois lados da parte de baixo. Passe a corda pelos furos.
Prepare a terra colocando uma mistura de substrato preparado ou comercial encontrado nas lojas e depois é só esticar e fixar na parede. O ideal é que ela fique localizada em um local com iluminação constante e luz do sol pela manhã.



Importante:
Foto: Pense Imóveis
  • Manter a terra sempre úmida;
  • Manter uma altura entre eles de 50 a 60 cm;
  • Manter uma profundidade de 20 a 30 cm;
  • Afastar mais ou menos uns 5 cm da parede para ventilação.

Caso prefira um outro modelito, pode utilizar vasinhos (exige um preparo diferente se for de cerâmica ou cimento) ou outros materiais como alumínio, embalagens de leite ou até mesmo canos que dão um aspecto bem diferente. 





Fontes texto e fotos:
Ecoplantar