terça-feira, 29 de outubro de 2013

Você Sabia?

Você sabia que o procedimento normal de grandes produtoras de ovos é triturar pintinhos enquanto vivos? Acabam depois virando ração para as galinhas.

Foto: ecologambiente.blogspot.com
O motivo se dá pelo fato deles serem machos e por isso não servirem para botar ovos ou futuramente como alimento. A solução mais fácil e barata é jogá-los em um máquina e depois aproveitarem os restos  para ração das pobres aves ali confinadas. Alguns são asfixiados em sacos plásticos como alternativa. Morrem em média 150 mil por semana.
As futuras galinhas por sua vez têm seus bicos cortados sem qualquer tipo de anestesia e serão eternas escravas da indústria. 

Para entender um pouco mais sobre essa indústria cruel, veja o post O Ovo ou a Galinha?



quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Calçado Vegano

Foto: questoesvegetarianas.blogspot.com
Hoje em dia fica cada vez mais fácil viver em um mundo onde você é a minoria. Claro que muita coisa ainda tem que mudar e com o tempo isso vai acontecer, mas como a cada dia mais pessoas se tornam vegetarianas/veganas, já podemos encontrar algumas variedades não só de alimentos como de produtos sem origem animal.

Grande parte dos calçados são feitos de peles, porém já existem lojas espalhadas pelo mundo e aqui no Brasil também que vendem sapatos veganos. São utilizadas substâncias como a microfibra, poliamida, nylon, cortiça, fibras vegetais, dentre outros. As marcas veganas assumem responsabilidade social, não utilizando mão de obra escrava e respeitam o meio ambiente, confeccionando os calçados com materiais biodegradáveis.

Uma loja muito confiável e indicada pela Luisa Mell é o Vegano Shoes. Lá você encontra diversos modelos femininos e masculinos que podem ser sapatos sociais, tênis, sapatilhas, sandálias e muito mais. 
A loja virtual do ViSta-se já possui alguns modelos bem diferentes, vale a pena conferir. 
A Piccadilly também comercializa sapatos sem origem animal e a loja Curupira Vegan Shoes pode ser uma outra opção pra você. Essas são somente algumas dicas de compra, tem muito mais por aí! Os veganos estão crescendo e as lojas especializadas também! =D

Não há mais motivos para continuar contribuindo para a exploração animal e toda essa crueldade. São inúmeras opções que temos e só depende de cada um de nós para mudar essa realidade. Informação todos temos, só falta a atitude! 



domingo, 20 de outubro de 2013

Receita: Banana Cup

A receita de hoje é da Revista Vegetarianos e não poderia ser mais simples. 

Ingredientes:

Bananas
Chocolate em barra vegano
Castanhas
Manteiga de Amendoim

Modo de Preparo:

Corte a banana em duas ou três partes e faça um furo no meio. Derreta a barra de chocolate e depois cubra parte da banana e envolva com algumas castanhas em pedaços. Para finalizar com chave de ouro, preencha o vão do centro da banana com manteiga de amendoim a coma quantas você aguentar!

Foto: www.revistavegetarianos.com.br

terça-feira, 15 de outubro de 2013

The Cove

Ganhador do Oscar de melhor documentário em 2010, "The Cove" (A Enseada) mostra a triste realidade da caça aos golfinhos na enseada de Taiji, no Japão. Ativistas, fotógrafos e mergulhadores liderados por Ric O'Barry, ex-treinador de golfinhos do famoso seriado de televisão Flipper, se infiltram e registram o que acontece quando a temporada de caça é iniciada, sempre no dia 1 de setembro.

Foto: www.vulture.com
Tudo por cultura, dizem os caçadores japoneses. Eu acho que o homem já evoluiu mais do que o suficiente para entender o meio em que vive e acabar com toda essa matança por um motivo torpe. O mesmo acontece nas Ilhas Faroe e Salomão, assim como em diversos outros lugares.

No Japão, a temporada dura seis meses e no final uma média de 2000 golfinhos são assassinados. Centenas são capturados e vendidos para parques aquáticos e aquários e o restante é morto com arpões para terem sua carne e dentes vendidos. 
Golfinhos são seres extremamente inteligentes que vivem em grupos e possuem estruturas de convivência entre eles. Quando separados, muitos acabam não sobrevivendo, especialmente se forem filhotes deixados para trás. Já foi constatado emissão de sons de aflição no momento em que estão sendo caçados. Isso precisa acabar. Como qualquer outro animal, eles sofrem.

Por isso quis dedicar um post para esse documentário, que segue abaixo legendado que aconselho todo mundo a assistir. Não arrume desculpas para você mesmo dizendo que não gosta de ver essas cenas, porque a realidade é que ninguém gosta. Porém, essa é a única forma de sabermos o que está acontecendo no mundo e como vem acontecendo. É assim que surgem os ativistas, descobrindo a verdade e lutando para o seu fim.





domingo, 13 de outubro de 2013

Receita: Crepes

Sejam doces ou salgados, depois de aprender a fazer a massa, os recheios ficam por sua conta. Use sua criatividade juntando seus ingredientes preferidos.

Ingredientes:
Foto: blogdoquintal.blogspot.com

1 copo de água
3 colheres (sopa) de farinha de trigo 
1 colheres (sopa) de amido de milho 
1 colher (chá) de fermento em pó ou bicarbonato de sódio
1 colher (sopa) cheia de azeite
1 colher (chá) de baunilha (crepe doce)
1 colher (sopa) rasa de açúcar (crepe doce)

Modo de Preparo:

Coloque tudo no liquidificador e bata até ficar uma massa homogênea. Aqueça uma frigideira antiaderente previamente untada com um pouco de azeite (espalhe com um papel toalha) e coloque um pouco de massa no centro, fazendo movimentos giratórios para cobrir todo o fundo, deixando o mais fino possível. Espere as bordas soltarem e, ou com a ajuda de uma espátula ou apenas balançando a frigideira, desprenda e vire a massa. Deixe por mais um minuto. Repita o processo até terminar a massa. 
Com o crepe aberto, coloque um pouco do recheio desejado no meio e feche os dois lados. Pode acompanhar com salada (salgado) ou sorvete (doce).

Dica: Caso queira um crepe com uma massa de chocolate, coloque metade do açúcar e acrescente uma colher de achocolatado.

Opções de recheio:

Doce
Banana (ou maçã) com chocolate ou canela
Chocolate vegan derretido com nozes
Frutas vermelhas
Goiabada com tofu
Banana com manteiga de amendoim

Salgados
Proteína de soja com cogumelos
Abobrinha com tofu
Tomate com mandiokejo (ou tofu), manjericão e orégano
Catupisoy com calabresa vegan
Legumes refogados no shoyo


Fonte:

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Você Sabia?

Você sabia que no processo do açúcar refinado são utilizados restos de animais? O que acontece é que seu refinamento se dá através de cinzas purificadas dos ossos de gado, chamado de carvão animal. É utilizado com um filtro de descoloração para atingir a cor branca desejável.
Alternativa: açúcar cristal orgânico.

Existem opções de açúcar que não utilizam do filtro de carvão animal, e sim do carvão granulado, porém para ter certeza é mais fácil entrar em contato com a empresa solicitando a origem do refinamento. 

Foto: www.spoonfulofsugar.com



domingo, 6 de outubro de 2013

Receita: Strudel de Maçã

A receita do famoso strudel é originada da Hungria e muito usada na culinária alemã e austríaca. O processo é mais simples do que parece! Aprenda a fazer também a massa folhada e caso tenha um pouco de dificuldade para visualizar todos os passos do seu preparo, entre no site VegVida  que tem o passo a passo.
Os créditos da receita são de um blog que gosto muito, o Life & Vegan Stuff.

Ingredientes:
Foto: lifeandveganstuff.blogspot.com.br

Para a massa folhada:
1/3 xícara de óleo
2/3 xícara de água
1 colher (chá) sal
2 xícaras (chá) farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento químico
Quanto baste de amido de milho

Para o recheio:
2 maçãs sem cascas picadas
1 pitada de canela
Açúcar, uvas passas, blueberry e nozes a gosto
Suco de 1/2 limão

Modo de Preparo:

Coloque a água e o óleo para ferver. Em uma tigela, misture a farinha de trigo, sal e o fermento químico e depois junte ao óleo e água já quentes. Misture bem a massa com uma espátula e assim que esfriar um pouco, trabalhe com as mãos até que fique homogênea e deixe-a na geladeira por 30 minutos (até esfriar).

Foto: www.vegvida.com.br
Abra a massa (deixe-a com uma espessura fina) com a ajuda de um rolo sobre uma superfície levemente polvilhada com amido de milho. Cubra a massa com uma boa camada de amido de milho e comece a enrolar, como um rocambole. Com um rolo, vá passando pro cima do "rocambole" e abrindo aos poucos. Já aberta com uma espessura fininha, pode começar a colocar o recheio e salpique com farinha de rosca (serve para absorver a umidade produzida pela maçã). Enrole e coloque em uma assadeira untada com óleo. Leve ao forno pré-aquecido por 30 a 40 minutos ou até dourar. Sirva ainda quente e não esqueça de um sorbet para acompanhar!



sábado, 5 de outubro de 2013

Dia das Aves

05 de outubro - Dia das Aves

O dia das aves foi decretado em 1968 pelo então presidente Artur da Costa e Silva e depois revogado em 2002 pelo FHC. O símbolo é o Sabiá, a ave nacional do Brasil.

Foto: imagens.us
Elas têm um papel muito importante no meio ambiente, pois detectam locais de impacto ambiental, controlam as pragas nas plantações, polinizam as flores e espalham sementes, ajudando na reprodução das plantas. Além de tudo são animais belíssimos.

Há muitos anos várias espécies de aves vêm sofrendo com o desmatamento, que afeta seu habitat natural, a caça comercial e por esporte e o tráfico ilegal de animais silvestres, um dos maiores problemas na diversificação das espécies. Para preservá-las devemos manter intacto seu ambiente natural e não comprar e/ou possuir aves engaioladas em nossas casas. Denuncie sempre os maus-tratos e tráfico ilegal.

Se você é um amante das aves, acesse o WikiAves, o maior banco de dados online de aves no Brasil. São mais de 250 mil fotos e 16 mil registros de sons de 1700 espécies.



sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Dia dos Animais, Natureza e Cães

04 de outubro - Dia Mundial dos Animais, Dia da Natureza e Dia do Cão

Foto: defensoresdosanimais.wordpress.com
São Francisco de Assis é o padroeiro e amante dos animais e meio ambiente. Faleceu em 03 de outubro de 1226 e hoje comemora-se o seu dia. Para homenagiá-lo, no 04 de outubro também celebramos o dia dos animais, cães e natureza.

É sempre bom lembrar e refletir sobre a importância da natureza em nossas vidas. Sem ela, não sobrevivemos. Vamos preservá-la não desmatando, não poluindo, reciclando, plantando árvores e cuidando sempre de sua fauna e flora.

Vamos celebrar também a vida dos animais, TODOS os animais. Pense sobre seus hábitos alimentares, pesquise e informe-se. Quem sabe você consegue fazer mais pelos animais do que imaginava. Lembre-se que são seres sencientes, assim como nós.
Nunca compre um cachorro ou gato, adote sempre. Na barra lateral do blog listei algumas ONGs e estabelecimentos que cuidam e colocam cães e gatos para adoção. Visite uma feira, quem sabe não encontra seu melhor amigo!



terça-feira, 1 de outubro de 2013

Dia do Vegetarianismo

01 de outubro - Dia Mundial do Vegetarianismo

A data de hoje teve início em 1977 pela Sociedade Vegetariana Norte Americana e visa chamar a atenção sobre os problemas causados pelo consumo de produtos de origem animal e as vantagens de se ter uma dieta vegetariana. Esse regime alimentar já foi adotado por milhões de pessoas no mundo inteiro. Na dieta não entra nenhum tipo de carne, ovos, mel, leite e derivados. Pelo planeta, por sua saúde e claro, pelos animais.

Gostaria de experimentar um pouco da cozinha vegetariana? Clique AQUI e veja alguns estabelecimentos, não custa nada provar! Caso prefira ficar em casa e fazer uma comida caseira, confira algumas receitas e veja qual você gosta mais. Bom apetite!

"Nada beneficiará tanto a saúde humana e aumentará as chances de sobrevivência da vida na Terra quanto a evolução para uma dieta vegetariana. A ordem de vida vegetariana, por seus efeitos físicos, influenciará o temperamento dos homens de uma tal maneira que melhorará em muito o destino da Humanidade." 
Albert Einstein